Depois do pecado de Adão e Eva, eles e todos seus descendentes ficaram em poder do demônio. Nós também. Deus teve compaixão dos homens e prometeu um Redentor que nos reconciliaria, sanando as rupturas. Este Reconciliador nasceria de uma Mulher que esmagaria com seu pé a cabeça da serpente infernal que tinha enganado a Adão e Eva.
Por isso, todo o povo de Israel esperava ao Salvador. Os Patriarcas e Profetas do Antigo Testamento iam recordando ao povo eleito a promessa de Deus.
Cumpriu-se a promessa feita por Deus de Adão e Eva quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem nas puríssimas entranhas da Virgem Maria por obra do Espírito Santo; e quando este Deus e Homem verdadeiro – Jesus Cristo – morreu na Santa Cruz para pagar por todos os pecados do mundo, reconciliando-nos assim com Deus, com nós mesmos, com os irmãos humanos e com toda a criação.
Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva?
Sim, Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva, e para nos salvar prometeu um Redentor.
Quem é o Redentor e Reconciliador dos homens?
O Redentor e Reconciliador dos homens é Jesus Cristo.
Quem é o Senhor Jesus?
O Senhor Jesus é o Filho de Deus feito homem, que nasceu da Virgem Maria, morreu na Cruz para salvar a todos os homens e ressuscitou ao terceiro dia.
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem?
Sim, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem na unidade de uma só Pessoa que é divina.
Desde quando Jesus Cristo existe?
O Senhor Jesus, como Deus, existe desde sempre porque é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; e como homem, existe desde a Encarnação.
O que é a Encarnação?
A Encarnação é o mistério da união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa de Deus Filho.
Como se realizou a Encarnação do Filho de Deus?
A Encarnação do Filho de Deus se realizou quando o Espírito Santo, das puríssimas entranhas da Virgem Maria, formou um corpo perfeito, sem pecado, e uma alma nobilíssima que uniu àquele corpo; no mesmo instante, a este corpo e alma se uniu o Filho de Deus e desta maneira o que antes era só Deus, sem deixar de sê-lo, fez-se homem, igual a todos os homens em tudo, menos no pecado.
Poderia-se dizer quem em Cristo a duas pessoas?
Nunca, em Jesus Cristo há uma só pessoa que é divina, com duas naturezas: a divina e a humana.