São Lucas foi o primeiro a retratar a Virgem Maria e o Menino Jesus.
Segundo a Tradição, São Lucas era também pintor, iconógrafo, e teria pintado vários quadros da Santíssima Virgem (ícones), dos quais alguns permanecem até hoje.
Entre esses quadros temos:
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa senhora de Czenstochowa
Nossa Senhora do Caminho ou Hodegetria
Muitos autores afirmam que o primeiro Ícone de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO foi pintado em madeira por São Lucas, no século I, na época em que a VIRGEM MARIA morava em Jerusalém.
Quando Lucas completou o Ícone, é tradição que ele deu de presente ao seu amigo pessoal e patrono Teófilo, e viajou em companhia de São Paulo, no prosseguimento do trabalho de evangelização.
Segundo a tradição, esta imagem seria o retrato de Maria, pintado por São Lucas, na madeira mesma da mesa da Sagrada Família de Nazaré,mesa na qual teria tido lugar a última ceia.
Este quadro foi trazido à Jerusalém depois à Constantinopla.
Mais tarde foi remetido a um príncipe da Rutênia, célebre pelas façanhas contra os infiéis, A Rutênia foi submetida à Polônia, no reinado de Luiz, rei da Polônia e da Hungria.
O mais venerado ícone do tipo Hodegetria, considerado como o original, estava no Mosteiro da Panagia Hodegetria emConstantinopla, que foi construído especialmente para abrigá-lo.
Ao contrário da maior das cópias posteriores, a Virgem aparecia em pé.
Dizia-se que ela teria sido trazida de volta da Terra Santa po Eudóxia, e a imperatriz esposa deTeodósio II (r. 408-450) e que teria sido pintada por São Lucas1 .
O ícone tinha dois lados e trazia uma imagem da crucificação de Jesus no reverso e era, “talvez, o objeto de culto mais proeminente em Bizâncio (Império Bizantino)” .
O ícone original provavelmente se perdeu, embora várias tradições aleguem que ele teria sido levado para a Rússia ou para a Itália. Há um grande número de cópias da imagem, incluindo muitos dos mais venerados ícones russos, que, por si mesmos, adquiriram tradições próprias sendo muito copiados e respeitados.