InícioNotícias da IgrejaObrigatórios jejum e abstinência de carne na Sexta-Feira Santa

Obrigatórios jejum e abstinência de carne na Sexta-Feira Santa

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Nem só de pão vive o homem. A Igreja determina jejum e abstinência obrigatórios na Sexta-Feira Santa.

Foto: Freepik

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Redação (17/04/2025 10:39, Gaudium Press) O Código de Direito Canônico no cân. 1249 diz: “Todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência, mas para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais, em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando, principalmente, o jejum e a abstinência. […] Observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

A abstinência

A abstinência, em síntese, é abster-se do uso de carnes e seus derivados, exceto peixes e frutos do mar.

Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos e tal obrigação se prolonga por toda a vida.

Grávidas, lactantes e doentes estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

O jejum

O jejum é obrigatório para as pessoas entre dezoito e cinquenta e nove anos completos. Os demais podem fazer, mas sem obrigação.

As grávidas, lactantes e doentes também estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia.

Água e remédios são sempre permitidos.

Pode-se praticar o jejum de diversos modos, tais quais:

– pão e água: também conhecido como jejum bíblico, consiste em pão e água durante todo o dia.

– à base de líquidos: tais quais chás, vitaminas, laticínios, menos caldos.

– abster-se de alguma das refeições: escolhe-se uma das refeições para não ser feita e comer moderadamente nas duas outras.

– jejum completo: só água durante o dia.

O jejum eclesiástico: consiste em tomar uma única refeição completa até a saciedade (o que não significa empanturrar-se, mas comer o suficiente segundo a própria condição). Além dessa refeição única, que pode ser feita à hora do almoço, do jantar ou mesmo no café-da-manhã, a disciplina tradicional da Igreja reconhece a possibilidade de se tomarem duas outras refeições, ligeiras e bem modestas, ao longo do dia.

Contudo, para ser o jejum é necessário sentirmos fome. As demais mortificações, ou penitências, podem ser bem vindas, porém não são jejum.

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