São José é invocado como padroeiro da Igreja, protetor dos trabalhadores e das famílias; mas também se dirige uma oração ao esposo de Maria pelos cristãos perseguidos por causa da sua fé e pela Igreja sofredora.
Por isso, oferecemos-lhe uma oração àquele que sempre cuidou da Sagrada Família, o carpinteiro de Nazaré que, como nos diz o Evangelho de Mateus , levou o menino ao Egito para evitar que o rei Herodes o matasse.
Oração
Querido São José, você cuidou de Jesus com responsabilidade e prudência
e o protegeu dos perigos e ameaças que sempre o acompanharam.
Vejam como ainda hoje continua a ser perseguido em tantos cristãos que sofrem,
desprezam, atacam e assassinam pela sua fé,
pública e privadamente, lentamente ou com violência terrível até à sua morte.
Identificamo-nos com eles e apresentamos-vos a sua dor,
esta injustiça que atravessa séculos e fronteiras.
Humilde e poderoso São José:
Cuide destes nossos irmãos, nas suas necessidades.
Faz com que se sintam muito próximos de Jesus na cruz salvadora,
dá-lhes esperança, paciência e amor
e que a sua fidelidade e união com Deus
triunfem sobre todas as misérias que têm de enfrentar.
Amém.
Poderoso São José
Há muitas pessoas que afirmam que São José os ajudou muito em suas vidas, tanto nas pequenas necessidades físicas quanto nas grandes questões espirituais.
O próprio Papa tem exposta no seu quarto uma figura de São José dormindo e já explicou em mais de uma ocasião que quando tem um problema ou dificuldade, escreve-o num pedaço de papel que coloca sob a imagem “para que possa pode consertar.”
E certamente, o sofrimento da Igreja perseguida tem sido um dos pedidos que Francisco apresenta assiduamente a São José, porque está marcado no seu coração, como tantas vezes demonstrou, por exemplo no centenário do genocídio arménio .
“Ouvimos o grito abafado e descuidado de tantos dos nossos irmãos e irmãs indefesos, que por causa da sua fé em Cristo ou da sua pertença ética são pública e atrozmente assassinados – decapitados, crucificados, queimados vivos – ou forçados a abandonar as suas terras.
“É obrigatório lembrá-los, porque onde se perde a memória significa que o mal ainda mantém a ferida aberta; Esconder ou negar o mal é como deixar uma ferida continuar a sangrar sem curá-la.”
Padroeiro da Igreja e especialmente dos trabalhadores, das famílias e dos moribundos, São José oferece-nos o seu grande poder para aliviar e sublimar com as nossas orações os sofrimentos dos cristãos perseguidos.