Os católicos adoram imagens?

Must Read

URGENTE: Ataque Terrorista Islâmico a faca deixa ao menos três mortos e vários feridos em igreja na França

Um agressor com uma faca matou ao menos três pessoas e deixou vários feridos por volta das 9h (horário...

Papa celebrará missa pelos fiéis defuntos em cemitério Teutônico

A celebração será realizada de forma totalmente privada, ou seja, sem a participação dos fiéis. Em seguida, o Pontífice...

Vírus Católico, República Universal e Autoridade Verdadeira

Os santos dão o exemplo de como atravessar os períodos conturbados da História, especialmente quando tudo parece ir à...


 A Bíblia proíbe o culto a imagens? Por que a Igreja Católica tem estátuas?

Redação (28/09/2020 09:59, Gaudium Press) Durante os 40 anos de peregrinação no deserto rumo à Terra Prometida, os judeus receberam de Deus inúmeras leis, normas e obrigações. Deus estabeleceu desde as leis supremas – o Decálogo – até detalhes do culto e regras de convívio, como a proibição de colocar um tropeço diante do cego, ou extorquir o estrangeiro.

Dentre estes preceitos, encontra-se uma proibição formal: “Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra” (Ex 20,5).

Por que, então, os católicos fazem imagens? Por que em todas as igrejas do mundo há estátuas de Maria, dos Santos e dos Anjos? Os católicos adoram as figuras de outros homens? Isso não é desobediência a Deus?

Venerar não é adorar

Os católicos não adoram imagens.

Numa discussão, o primeiro passo é precisar os termos, e por isso, de início, é necessário distinguir entre adorar e venerar.

Adoração é um ato de culto que se presta somente a Deus. Nem sequer a Virgem Maria, a mais sublime das criaturas saídas das mãos do Altíssimo, pode ser adorada. Não podemos adorar nem mesmo nossos pais. É claro que uma criança que diz “eu adoro meu pai” não comete uma falta, pois, na realidade, o que ela quis dizer é que “ama muito seu pai”. Por extensão, podemos dizer que adoramos algo ou alguém que nos agrada. Mas nem por isso somos idólatras ou politeístas.

Veneração, segundo o dicionário Houaiss, é: dedicar reverente respeito e deferência a, ter grande consideração por. Ou seja, qualquer pessoa que, a algum título, é digna de respeito, pode ser venerada. Eu posso e devo venerar os meus pais, como também devo consideração e deferência por alguma autoridade civil ou religiosa.

Os Santos, enquanto modelos e exemplos, pessoas que durante a sua vida deram mostras de virtude e boa conduta moral, são dignos de respeito e veneração. Eles podem ser venerados.

Quando veneramos alguém, gostamos de recordá-los. É por isso que temos conosco fotografias das pessoas que amamos.

Por que não podemos fazer imagens, pinturas ou esculturas dos santos que veneramos e amamos? A Bíblia não nos proíbe?

Por que Deus proibiu as imagens na Bíblia?

Quando alguém argumenta contra os católicos com citações da Bíblia, é bom conhecer bem o contexto do trecho mencionado. Afirmações soltas e incompletas, sem explicações, podem ter significados diferentes e enganosos, assim como uma frase retirada a esmo de uma receita pode gerar catástrofes culinárias. O que diz o Êxodo, em sua integridade, sobre as imagens?

“Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto” (20, 2-6a).

A proposição inteira deixa claro que Deus quer preservar seu povo da idolatria. Proibir a fabricação de imagens era um modo de evitar que os judeus caíssem no culto do “bezerro de ouro”, aqueles deuses que eram “obra de suas mãos”.

Ora, o mal condenado por Deus é a idolatria, um mal em si. Fazer imagens, não.

A lei judaica positiva – ou seja, aquelas regras de conduta que legislam sobre atos que não são intrinsicamente bons ou maus –  foi ab-rogada pelo Evangelho, como explica São Paulo (Rm 8,1-2; Gal 3,23-25). E é por isso que os cristãos podem, sem receio, venerar imagens.

Aliás, se o fato de esculpir uma estátua é errado em si, por que Deus mandou fazer uma serpente de bronze? Ou, então, por que ele mandou fazer dois serafins para encimar a Arca da Aliança? Por que o Templo era ornado com diversas esculturas? (Cf. Nm 21,9; Ex 25,13; Ez 1,5; 10,20; 1 Rs 6,18; 7, 36; Nm 8,4).

A arte a serviço de religião

Portanto, não é errado fazer imagens religiosas e não pecam aqueles que as veneram. Os católicos que rezam aos santos sabem que caminham numa estrada segura rumo aos céus, porque eles já nos abriram uma trilha. Basta seguirmos seus passos.

Cabe à arte se colocar ao serviço da religião para que desta feliz união nasçam novas obras-primas de cultura e civilização.

Por Paulo da Cruz

The post Os católicos adoram imagens? appeared first on Gaudium Press.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 − 3 =

Latest News

URGENTE: Ataque Terrorista Islâmico a faca deixa ao menos três mortos e vários feridos em igreja na França

Um agressor com uma faca matou ao menos três pessoas e deixou vários feridos por volta das 9h (horário...

Papa celebrará missa pelos fiéis defuntos em cemitério Teutônico

A celebração será realizada de forma totalmente privada, ou seja, sem a participação dos fiéis. Em seguida, o Pontífice fará algumas orações no cemitério. Cidade...

Vírus Católico, República Universal e Autoridade Verdadeira

Os santos dão o exemplo de como atravessar os períodos conturbados da História, especialmente quando tudo parece ir à deriva. Redação (29/10/2020 08:38, Gaudium Press)...

Papa Francisco em 2 de novembro no Campo Santo Teutônico

As medidas de segurança ditadas pela pandemia marcam também as próximas celebrações presididas pelo Papa Francisco. Na segunda-feira 2 de novembro, dia em que...

30ª Semana do Tempo Comum – Quinta-feira

Primeira Leitura: Efésios 6,10-20 Leitura da carta de São Paulo aos Efésios – Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor e, no domínio de sua força, revesti-vos...

More Articles Like This

Clique aqui para receber todas as noticias!
Dismiss
Allow