InícioNotícias da IgrejaOs santos não dizem “amanhã”!

Os santos não dizem “amanhã”!

Published on

Por mais longa que possa parecer nossa vida, em comparação com a eternidade, ela não é sequer um piscar de olhos. Em que aplicamos o nosso tempo?

Foto: Pablo Añón/ Unsplash

Foto: Pablo Añón/ Unsplash

Redação (14/09/2023 09:27, Gaudium Press) “Olhai para este homem, assentado todo o dia e toda a noite à banca do jogo; não é isto perder o tempo? Se lhe perguntares o que faz, ele mesmo convirá nisso: “É para passar o tempo”, será a sua resposta. Vede esse outro ocioso que se diverte horas inteiras, na rua, a ver os transeuntes ou entretém-se com coisas indecorosas ou inúteis; interrogai-o também, e ele não hesitará em responder: “É para matar o tempo”. Pobres cegos que perdem tantos dias preciosos que não mais voltarão!

Quando a morte chega, não é possível fazer nada: o que está feito, está feito. Meu Deus, se um homem soubesse de repente que dentro de poucos dias a sua vida e fortuna haviam de ser envolvidas num processo, como se apressaria a procurar um advogado hábil, que fizesse prevalecer perante os juízes os seus meios de defesa, e tentasse todos os esforços para lhe conseguir uma sentença favorável! E que fazemos nós? Sabemos com certeza que, em breve, se há de julgar o mais grave de nossos negócios, o da nossa eternidade, e perdemos o tempo!

Coisa espantosa! Por mais longa que seja a nossa vida, de tão pouca duração a considera o demônio, que não perde um momento sem nos tentar: Investiu contra vós o demônio cheio de raiva porque ele sabe que lhe resta pouco tempo (Ap, 12,12).

A venerável madre Joana da Santíssima Trindade, carmelita descalça, costumava dizer: Na linguagem dos santos é desconhecida a palavra amanhã; pertence esta palavra à linguagem dos pecadores; têm eles sempre na boca estas palavras: ‘Mais tarde, mais tarde’.

Assim dizem e assim demoram até à morte a sua conversão: o tempo favorável é agora (2Cor 6,2): Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações.

Extraído de: AFONSO DE LIGÓRIO. Máximas eternas. São Paulo: Cultor de livros, 2016, p. 109

 

The post Os santos não dizem “amanhã”! appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Museu de Arte Sacra de SP receberá imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

A visita da padroeira da Amazônia, que virá diretamente de Belém, no Pará, está...

Santas Nunilo e Alódia: duas órfãs perseguidas por serem cristãs

A Igreja lembra, no dia 22 de outubro, a memória das Santas Nunilo e...

Milhares de pessoas participam da procissão eucarística nas ruas de Nova York

Esta foi a quinta procissão eucarística anual na cidade de Nova York, organizada pelo...

Protesto contra o Papa: mais de 500 belgas querem ser “desbatizados”

Durante sua recente viagem à Bélgica, no final de setembro, o Papa Francisco criticou...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...