InícioNotícias da IgrejaRevoluçãoPadre católico queimado até a morte, mais de 40 mortos na carnificina...

Padre católico queimado até a morte, mais de 40 mortos na carnificina da República Centro-Africana

Published on

Dois padres, um dos quais foi queimado até a morte, e dezenas de cristãos foram massacrados durante confrontos na semana passada na República Centro-Africana.

Um dos ataques aconteceu na quinta-feira em uma missão católica em Alindao, com mais de 20 mil refugiados sendo abrigados sendo forçados a fugir, segundo a Reuters .

APP Livraria Católica Mais de 100 livros disponíveis. Baixe agora mesmo Clicando na imagem!

“Nós contamos 42 corpos até agora, mas ainda estamos procurando por outros. O campo foi incendiado e as pessoas fugiram para o mato e para outros acampamentos de deslocados internos na cidade ”, disse o legislador de Alindao, Etienne Godenaha.

A AFP informou que uma das vítimas foi um padre que foi queimado até a morte, embora seu nome não tenha sido fornecido imediatamente. O padre Mathieu Bondobo, vigário-geral da principal catedral da capital, Bangui, confirmou: “Encontramos seu corpo carbonizado”.

A violência, segundo a AFP, foi desencadeada por milicianos cristãos que mataram muçulmanos na quinta-feira, que provocaram ataques de vingança, incluindo uma igreja sendo queimada.

A ONU, cuja base também foi atacada, disse que o grupo armado responsável pelos ataques é chamado Siriri, que aparentemente foi criado por pastores de gado Fulani, muitos dos quais são muçulmanos.

O Vaticano confirmou que pelo menos dois padres foram mortos nos confrontos, segundo comentários do Papa Francisco no domingo.

“Com tristeza, soube do massacre que ocorreu há dois dias em um acampamento para deslocados na República Centro-Africana, no qual dois padres também foram mortos”, disse Francisco no domingo na Praça de São Pedro, durante a Oração do Angelus.

“Oremos pelos mortos e pelos feridos e rezemos para que a violência cesse naquele amado país que precisa muito de paz”.

Najat Rochdi, coordenador humanitário da ONU no CAR, condenou a violência em Alindao, que é vista como uma fortaleza para a milícia muçulmana. Pelo menos dois soldados da ONU e um humanitário foram mortos nos últimos meses.

“Este ciclo vicioso de repetidos ataques contra civis é inaceitável. Os civis querem segurança, paz e um futuro”, disse Rochdi.

O CAR tem visto esses ciclos de violência se repetirem desde o início de uma guerra civil em 2013, quando principalmente os rebeldes muçulmanos Seleka derrubaram o presidente François Bozize, um cristão.

Em julho, o padre Firmin Gbagoua, o vigário geral da diocese de Bambari, foi morto a tiros enquanto jantava. A instituição de caridade católica Aid to the Church in Need observou na época que o clérigo foi morto a curta distância pela milícia que se chamava União pela Paz no CAR.

“Pedimos ao governo e à MINUSCA (Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana) que coordenem seus esforços para que os responsáveis ​​por esses assassinatos sejam presos e levados à justiça”, declarou a Conferência dos Bispos da África Central. .

“Quem é que toda essa violência contra a Igreja Católica da África Central se beneficia?” eles perguntaram.

Fonte: Christian Post

Últimas Notícias

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

São Ciro e santa Julita, mártires

Santa Julita vivia em Icônio com seu filho Ciro, nascido havia três anos, quando...

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas...

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

No dia 15 de junho, celebra-se a memória da Beata Albertina Berkenbrock,  assassinada aos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...