Home / Notícias da Igreja / Papa nomeia Cardeal Mackrickas arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior

Papa nomeia Cardeal Mackrickas arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior

O Cardeal Rolandas Makrickas, até agora arcipreste coadjutor, sucede ao cardeal Stanisław Ryłko, que completou 80 anos. Makrickas homenageou o predecessor com uma reprodução do ícone Salus Populi Romani.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (05/07/2025 06:51, Gaudium Press) O Papa Leão XIV agradeceu ao Cardeal Stanislaw Rylko, que completou 80 anos, pelo seu trabalho como arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore. O Cardeal Rolandas Makrickas, até agora arcipreste coadjutor da citada basílica liberiana, o sucede no cargo.

Como sinal de gratidão pelo trabalho realizado na Basílica Liberiana, foi realizada uma Missa presidida pelo próprio Cardeal Ryłko. No final da celebração, o Cardeal Makrickas entregou ao seu predecessor uma reprodução da Salus Populi Romani, a icônica imagem conservada na Basílica de Santa Maria Maior, protetora da cidade de Roma. Em relação a essa imagem sagrada, que a tradição atribui a São Lucas, o cardeal polonês demonstrou “uma autêntica devoção”, declarou Makrickas, ressaltando como “é sempre complexo conseguir, através de um presente, mesmo que traga a efígie de Maria, transmitir os tantos e diferentes sentimentos que hoje o acompanham”.

Biografia do Cardeal Rolandas Makrickas

O Cardeal Rolandas Makrickas nasceu em 31 de janeiro de 1972, em Birzai, Lituânia. Makrickas cresceu durante a era soviética, que restringia as práticas religiosas, o que fez com que sua educação religiosa inicial fosse privada e breve. “Sentimos com muita intensidade a perseguição à Igreja durante a era soviética”, declarou ele em uma entrevista recente.

Makrickas ingressou no Seminário Sacerdotal de Kaunas, em 1990, e posteriormente estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote da diocese de Panevzys em 30 de julho de 1996.

De 1996 a 2001, foi subsecretário da Conferência Episcopal Lituana e dirigiu o Comitê Nacional do Grande Jubileu de 2000. Em 2004, obteve o doutorado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Depois de estudar na Pontifícia Academia Eclesiástica de 2003 a 2006, Makrickas ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2006, uma experiência que, segundo ele, mudou radicalmente sua vida. Suas funções diplomáticas incluíram destinos na Bolívia, Geórgia, Suécia, Estados Unidos, Gabão e Congo.

Ele foi designado para a Geórgia durante a guerra russo-georgiana e, enquanto trabalhava na nunciatura apostólica em Washington DC (2013-2017), participou da organização da visita do Papa Francisco aos Estados Unidos em 2015.

Nos dois anos seguintes, serviu como encarregado de negócios no Gabão e conselheiro no Congo, onde ajudou a Igreja a prestar serviços sociais e a administrar um projeto de construção.

Em 2019, mudou-se para Roma, onde suas habilidades administrativas foram ainda mais reconhecidas e se tornou o primeiro não italiano a dirigir a administração da Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Em 15 de dezembro de 2021, Francisco o nomeou comissário extraordinário para administrar os bens da Basílica de Santa Maria Maior. Enquanto continuava seu trabalho, foi nomeado bispo titular de Tolentino com o título pessoal de arcebispo em 23 de fevereiro de 2023. Um ano depois, foi nomeado arcipreste coadjutor de Santa Maria Maior.

O Papa Francisco elevou Rolandas Makrickas a cardeal em 7 de dezembro de 2024. O cardeal Makrickas fala fluentemente inglês, francês, italiano e espanhol”.

The post Papa nomeia Cardeal Mackrickas arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior appeared first on Gaudium Press.