Muçulmanos mataram a tiros um católico e feriram outro enquanto viajavam para um local de peregrinação na província de Punjab, Paquistão. “Ele foi morto por alguns jovens extremistas que, assim que viram o crucifixo em seu pescoço, atiraram nele com um rifle”.

Foto: Facebook/ National Marian Shrine Mariamabad
Redação (14/09/2025 10:44, Gaudium Press) “Estamos profundamente tristes com o assassinato de Afzal Masih. Ele era um católico devoto que participava de uma peregrinação mariana para venerar e rezar à Virgem Maria. Hoje, expressamos nossas mais profundas condolências à sua família e, neste lugar sagrado, confiamos sua alma aos cuidados da Mãe Celestial”, disse à agência de notícias Fides o Pe. Tariq George, reitor do Santuário Nacional da Bem-Aventurada Virgem Maria em Mariamabad, uma vila cristã na Arquidiocese de Lahore.
O santuário celebrava a festa da Natividade de Nossa Senhora 5 a 8 de setembro com a habitual peregrinação mariana nacional. De fato, mais de 500 mil fiéis, incluindo católicos e cristãos de outras denominações, acorreram ao santuário para honrar e rezar a Nossa Senhora. Crentes muçulmanos e hindus também participaram do grande encontro anual.
Enquanto viajava para o santuário mariano, em 7 de setembro, em um comboio com cerca de quinze outros fiéis, Afzal Masih foi morto na área de serviço da cidade de Sheikhupura – a 30 km de Mariamabad – por um homem que mais tarde foi preso pela polícia do Punjab.
Afzal Masih, 42 anos, era motorista, casado, pai de quatro filhos e pertencia à comunidade católica da Paróquia de Santo Afonso, da Arquidiocese de Lahore. Segundo a reconstituição dos fiéis locais, enquanto viajava com outros peregrinos de Lahore, vários jovens em motocicletas se aproximaram da van e começaram a provocar o grupo. Seguiu-se uma discussão e, quando os jovens viram as cruzes e perceberam que eram peregrinos cristãos, começaram também a insultar Afzal Masih e os outros fiéis.
“Este incidente é claramente um ato de perseguição com base na identidade religiosa da vítima”, disse Nemat ao Christian Daily International-Morning Star News.
Quando o veículo parou em um posto de gasolina, um deles, posteriormente identificado pela polícia como Muhammad Waqas, abriu fogo com um rifle, atingindo mortalmente Afzal Masih no pescoço e ferindo seu primo de 16 anos, Harris Masih, no braço. Afzal foi levado ao hospital, onde nada pôde ser feito.
A comunidade cristã espera uma rápida resolução do caso e exige justiça.
A aldeia de Mariamabad (“Cidade de Maria”), fundada por missionários capuchinhos em 1893, foi posteriormente ampliada com a construção de uma gruta mariana (em memória de Nossa Senhora de Lourdes) e um santuário. Desde 1949, o local foi declarado Santuário Mariano Nacional e centro de espiritualidade mariana para os cristãos do Paquistão.
O Paquistão, com uma população composta por mais de 96% de muçulmanos, foi classificado em oitavo lugar na Lista Mundial de Vigilância 2025 da Open Doors, que identifica os países onde é mais difícil professar a fé cristã.
Com informações Agência Fides
The post Paquistão: muçulmanos assassinam um católico appeared first on Gaudium Press.