InícioNotícias da IgrejaPoderá o Vaticano resolver o problema da Igreja no Iraque?

Poderá o Vaticano resolver o problema da Igreja no Iraque?

Published on

O Presidente do Iraque, Rashid, encontrou-se com o Papa no sábado.

4 700x453 1

Redação (23/11/2023 18:17, Gaudium Press) O futuro dos poucos cristãos iraquianos não parece tão claro, considerando tudo o que está acontecendo com o Patriarca dos Caldeus, Cardeal Louis Raphaël Sako. Desde a invasão do país pelos EUA em 2003, os cristãos passaram de 1,5 milhão para 150.000.

O atual presidente do Iraque, Abdul Latif Rashid, que esteve com o papa no último sábado, revogou um decreto do presidente anterior, que reconhecia o Cardeal Louis Raphaël Sako como chefe da Igreja Católica Caldeia e, portanto, responsável pelos bens da Igreja.

Embora Rashid tenha dito que considerava que a medida não afetava o status do Cardeal Sako como chefe da Igreja Caldeia – visto que era uma determinação papal–, para o cardeal foi uma afronta e, em protesto, ele mudou a sede do patriarcado de Bagdá para um mosteiro na área do Curdistão iraquiano.

Essa transferência ocorreu em meio a discussões com Al-Kildani, líder das milícias babilônicas – que afirma representar os interesses da minoria caldeia do país – e sua ala política, o Movimento Babilônia. Al-Kildani acusou o Cardeal Sako de “estabelecer partidos, envolver-se em batalhas eleitorais e colocar em risco a segurança e o futuro dos cristãos no Iraque”. Por sua vez, o cardeal diz que Al-Kildani está “engrandecido e quer se tornar um líder para assumir o controle dos bens da Igreja e instalar seus parentes em cargos de administração”. Tudo indica que a retirada do decreto se deveu à influência de Al Kildani.

Em uma reviravolta ousada, Al-Kildani cumprimentou o Papa Francisco na audiência de 6 de setembro passado. Mas fontes da Secretaria de Estado do Vaticano disseram que isso não foi realizado de acordo com os canais diplomáticos comuns.

O cardeal Sako disse que sente que a Santa Sé não o apoiou como deveria. Parece que a visita do presidente Rashi, no último sábado, indica que o Vaticano quer assumir a liderança na resolução do impasse. O que o Vaticano exigirá do governo iraquiano para normalizar a situação? O que você pedirá ao cardeal? De qualquer forma, o Cardeal Sako disse que não voltará a Bagdá até que o decreto presidencial seja restaurado.

O cardeal também declarou, na terça-feira passada, no fórum Paz e Segurança no Oriente Médio (MEPS-23) em Duhok, que “um grupo de milícia não pode ditar o futuro dos cristãos”.

Com informações The Pillar

 

The post Poderá o Vaticano resolver o problema da Igreja no Iraque? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Congresso Eucarístico Nacional é realizado na Guatemala

Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento teve início na última quarta-feira, 10 de...

Beato Carlos de Blois: senhor feudal perfeito

Governador e patriarca da Bretanha – Noroeste da França –, aristocrata e batalhador que...

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como...

Incêndio na torre da Catedral de Rouen

As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...