InícioNotícias da IgrejaPresidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desobedece e comunga

Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desobedece e comunga

Published on

Nancy Pelosi foi vista recebendo a comunhão em uma igreja, em Washington, no último domingo. Assim, ela desafia a proibição feita pelo Arcebispo Cordileone.

Foto: Wikimedia commons

Foto: Wikimedia commons

Redação (15/05/2022 16:01, Gaudium Press).É interessante ver como uma questão estritamente religiosa ainda consegue interessar a imprensa de todo o mundo.

Conforme relatado pela Gaudium Press em 20 de maio, o Arcebispo de São Francisco, Mons. Salvatore Cordileone, proibiu a Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, de receber a comunhão sacramental devido às suas insistentes declarações a favor do aborto.

A medida do Arcebispo contra Pelosi, que afirmou ser uma ‘católica devota’, baseia-se no cânon 915 do Código de Direito Canônico, que determina que “não sejam admitidos à sagrada comunhão os excomungados e os interditos, depois da aplicação ou declaração da pena, e outros que obstinadamente perseverem em pecado grave manifesto”.

Mas, aparentemente, a determinação do arcebispo não importa para Pelosi, que, segundo o jornal inglês Daily Mail, foi vista, no domingo passado, namissa das 9h na Igreja Holy Trinity, no bairro de Georgetown, em Washington, e ali recebeu a comunhão. O Daily Mail relata que o conselho paroquial desta igreja já tinha afirmado no passado que “não negaria a Eucaristia às pessoas que se apresentassem para recebê-la”, pois deve ser considerada “não como um prêmio para os perfeitos, mas como um remédio poderoso e alimento para os fracos. A Igreja Holy Trinity é administrada por jesuítas.

Proibida de receber a comunhão perto de sua casa de campo

Pensa diferente o bispo de Santa Rosa, Mons. Robert Vasa, pároco da diocese onde Pelosi assiste à missa quando está em férias em sua casa em Napa Valley. Ao saber da determinação de Mons. Cordileone, Mons. Vasa comunicou ao pároco da igreja, a qual a deputada vai à missa, que a comunhão não poderia ser dada a ela, pois a proibição segue a pessoa e não depende do local.

A verdade é que a medida do Arcebispo Cordileone ainda está em vigor, e só seria anulada se Pelosi concordasse em “repudiar publicamente seu apoio ao ‘direito’ ao aborto, confessar e ser absolvida por sua cooperação com esse mal no sacramento da Penitência”, conforme expresso pelo mesmo prelado no comunicado em que tornou pública a medida contra a presidente da Câmara.

The post Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desobedece e comunga appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Alemanha: Maioria dos jovens sacerdotes rejeita propostas do Caminho Sinodal

Durante uma coletiva de imprensa online, Matthias Sellmann, diretor do Centro de Pesquisa Pastoral,...

Biógrafo de João Paulo II acusa Pontifícia Academia para a Vida de trair seu fundador

Em uma conferência sobre bioética em Roma, George Weigel acusou a Pontifícia Academia para...

Santuário de Fátima promove Peregrinação das Crianças 2024

O lema escolhido para o evento deste ano foi tirado das palavras ditas pelo...

Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano

A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...