O mosteiro reflete de forma fiel o ideal monástico de Santa Teresa de Ávila, caracterizado por sua simplicidade e austeridade.
![]()
Foto: Divulgação/Diócesis de Ávila.
Espanha – Ávila (24/08/2022 12:14, Gaudium Press) No dia de hoje, 24 de agosto, completam-se 460 anos da primeira vez que se tocou o sino do convento de São José, localizado em Ávila, o primeiro de muitos fundados por Santa Teresa de Jesus em sua reforma na Ordem do Carmelo.
O mosteiro reflete de forma fiel o ideal monástico de Santa Teresa de Ávila, caracterizado por sua simplicidade e austeridade. Construído por Francisco de Mora no início do século XVII, o edifício se tornou um modelo arquitetônico para a construção de outros templos da Ordem Carmelita e foi declarado Monumento Nacional no ano de 1968.

Foto: Divulgação/Diócesis de Ávila.
Procissão da imagem de Santa Teresa de Ávila
Para celebrar essa importante efeméride, que ocorre dentro do Ano Jubilar Teresiano, a Diocese de Ávila programou a saída, de forma extraordinária, da imagem de Santa Teresa a Grande, conservada em sua casa natal, que seguirá em procissão até o Convento de São José, fundado no ano 1562..
Após a procissão, às 19h (horário local) serão celebradas as vésperas no Convento de São José e em seguida, às 20h, o Arcebispo Emérito de Valladolid, Cardeal Ricardo Blázquez, presidirá uma Santa Missa no local. Ao término da celebração eucarística a imagem retornará à casa da Santa espanhola.
Esta será a sexta vez em toda a história que ocorre este translado. As últimas vezes que o mesmo tinha ocorrido foi: em agosto de 2012, por ocasião dos 450 anos da fundação do convento; no dia 28 de março de 2015, para celebrar o V centenário de nascimento da Santa; e no dia 24 de agosto de 2018, pelo Ano Jubilar Teresiano.

Foto: Divulgação/Diócesis de Ávila.
Basílica menor
Recentemente, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos concedeu o título de Basílica Menor à Igreja de Santa Teresa, edificada sobre a casa natal da religiosa carmelita na cidade espanhola de Ávila.
Segundo o documento assinado pela instituição vaticana, a concessão do título de Basílica é uma forma de “intensificar o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de promover sua exemplaridade como centro de particular ação litúrgica e pastoral na Diocese”.
A dedicação do templo, através da qual o mesmo passará a ser reconhecido como Basílica Menor, será celebrada às 20h do próximo sábado, 27 de agosto, por Dom Gil Tamayo. (EPC)
The post Primeiro convento fundado por Santa Teresa de Jesus completa 460 anos appeared first on Gaudium Press.