No dia de hoje, 22 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São João Paulo II. Conheça a história do Santo Pontífice polonês.
Redação (22/10/2020 09:00, Gaudium Press) Nascido no dia 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice, na Polônia, Karol Wojtyla se mudou para Cracóvia em 1938. Enfrentando o ambiente de ódio e destruição da Segunda Guerra Mundial, o futuro Papa chegou a trabalhar como operário nas minas de pedra e depois em uma fábrica química.
Em outubro de 1942, ingressou no seminário clandestino de Cracóvia, sendo ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1946. Sua ordenação episcopal ocorreu no ano de 1958, adotando como lema a expressão mariana ‘Totus Tuus’ (Todo Teu) de São Luís Maria Grignion de Montfort.
Karol Wojtyla se torna João Paulo II
No ano de 1964 se tornou Arcebispo de Cracóvia. Foi criado Cardeal em 26 de junho de 1967, pelo Beato Papa Paulo VI. Em 16 de outubro de 1978 foi eleito Sumo Pontífice, se tornando o primeiro Papa eslavo da história e primeiro não italiano após quase meio milênio.
São João Paulo II: o Papa peregrino
São João Paulo II foi apelidado como Papa peregrino por conta das muitas viagens apostólicas que realizou ao longo de seu pontificado. No total foram 104 viagens internacionais e 146 na Itália, tendo visitado 129 países nos cinco continentes.
Visitas de São João Paulo II ao Brasil
Em três ocasiões visitou o Brasil, sendo também o primeiro Papa a pisar em solo brasileiro. A primeira de suas visitas ocorreu no ano de 1980, ocasião na qual presidiu beatificação do Padre José de Anchieta, que em 2014 foi canonizado pelo Papa Francisco. A segunda foi no ano de 1991, quando visitou a Bem-Aventurada Irmã Dulce, em Salvador. A terceira e última ocorreu em 1997, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, no Rio de Janeiro.
São João Paulo II: o Papa da Família
Um dos temas que teve uma atenção especial no pontificado de São João Paulo II foi o papel da família na sociedade. Dentre as inúmeras iniciativas dele nesse sentido estão a idealização do Encontro Mundial das Famílias e os documentos que publicou em favor da vida e da família, dos quais se destacam a Exortação Apostólica ‘Familiaris Consortio’ e a Carta Encíclica ‘Evangelium Vitae’.
Outra iniciativa do Pontífice polonês foi a instituição das Jornadas Mundiais da Juventude, encontros nos quais já se reuniram milhões de jovens de todo o mundo.
Durante seu pontificado, São João Paulo II presidiu inúmeras cerimônias de beatificação e canonização. No total, o pontífice proclamou 1.338 Beatos e 482 Santos.
Beatificação e canonização de São João Paulo II
No dia 2 de abril de 2005 às 21h37, São João Paulo II faleceu. Vinte e seis dias depois, Bento XVI permitiu o início da causa de canonização, dispensando os cinco anos de espera prescritos. No dia 1º de maio de 2011, Bento XVI o proclamou beato e, em 27 de abril de 2014, Papa Francisco o canonizou. Para sua memória litúrgica foi escolhido o dia 22 de outubro. (EPC)
The post Quem foi São João Paulo II? appeared first on Gaudium Press.