InícioNotícias da IgrejaRuffini: comunicar-se de forma cristã é transmitir uma mensagem de beleza

Ruffini: comunicar-se de forma cristã é transmitir uma mensagem de beleza

Published on

O Prefeito do Dicastério para a Comunicação fez um discurso em Lagos, Nigéria, por ocasião do 50º aniversário da criação do CEPACS, o Comitê Pan-Africano de Comunicação Social.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (22/11/2023 17:06, Gaudium Press) “Comunicação e comunhão são duas palavras que têm a mesma raiz”; assim, expressou Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação, para enfatizar um ponto essencial para aqueles que trabalham no CEPACS, Comitê Episcopal Pan-Africano de Comunicação Social, reunidos na capital nigeriana de Lagos. É “uma consciência que, para aqueles que trabalham nos meios de comunicação da Igreja, e na mídia do Vaticano em particular, é uma bússola que orienta seu trabalho diário”, continuou Paolo Ruffini, porque “a comunicação não é apenas informação, mas muito mais”.

A comunicação, sublinhou Ruffini, “é o dom que Deus nos deu, como seres humanos criados à sua imagem, para nos relacionarmos uns com os outros, para construirmos uma comunidade e para tecermos a comunhão entre nós”. “É, portanto, uma visão da qual nasce um estilo”.

O 50º aniversário do CEPACS, criado em 1973 para formar profissionais de comunicação social na África, é uma ocasião para examinar como a Boa Nova por excelência, o Evangelho, se torna notícia de acordo com os fluxos e modalidades atuais.

Ruffini lembrou que exatamente 10 anos antes da criação do CEPACS, o Vaticano II viu a promulgação da Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Liturgia e do Decreto Inter Mirifica sobre a Comunicação Social, como os primeiros documentos do Concílio. Paulo VI enfatizou que “a comunicação social testemunha abertamente que a Igreja tem a capacidade de conectar a vida exterior com a interior, a ação com a contemplação, o apostolado com a oração”.

O rápido desenvolvimento do CEPACS e seu jubileu são, para Ruffini, um estímulo para “buscar, todos juntos, um caminho para avançar em direção a um estilo mais cristão de comunicação”.

“Juntos, através do rádio, da web e das mídias sociais, podemos construir”, concluiu Ruffini, “um sistema com a missão de alimentar a palavra da verdade, com base na experiência de Pentecostes entrelaçada com o espírito de partilha e não com o de Babel (…). Deixe a mensagem viajar de pessoa para pessoa como algo belo porque é verdadeiro. Belo porque é experimentado pessoalmente. Belo porque fala de beleza.”

Com informações Vatican News

The post Ruffini: comunicar-se de forma cristã é transmitir uma mensagem de beleza appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Cardeal Sarah: os sacerdotes renunciam ao casamento, à família e aos ganhos materiais por Cristo

O cardeal, originário da Guiné, ordenou 12 sacerdotes durante uma recente visita aos Camarões. Foto:...

Mensagem de Páscoa do Cardeal Raymundo Damasceno

O Arcebispo Emérito de Aparecida presidiu uma Santa Missa Solene na Basílica de Nossa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...