Padre Donald Martin Ye Naing Win é o primeiro sacerdote católico assassinado na guerra civil de Myanmar, que se estende por 3 anos.

Foto: Arquidiocese de Mandalay
Redação (17/02/2025 16:42, Gaudium Press) A Santa Sé expressa suas “profundas e sinceras” condolências à família, à comunidade e aos fiéis da Arquidiocese de Mandalay, ainda abalada pelo brutal assassinato do Padre Donald Martin Ye Naing Win, o primeiro sacerdote católico a morrer em consequência da guerra civil em curso há três anos em Myanmar. Em 14 de fevereiro, seu corpo mutilado foi encontrado sem vida por seus paroquianos na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no vilarejo de Kan Gyi Taw, na região de Sagaing, que foi particularmente atingida pelos combates entre a junta e as forças de defesa.
Segundo a agência Fides, uma mensagem da Nunciatura Apostólica foi lida para os cerca de 5.000 fiéis reunidos para a missa fúnebre do sacerdote de 44 anos na igreja de sua aldeia natal, Pyin Oo Lwin. Dom Andrea Ferrante expressou a proximidade da Santa Sé que condena qualquer forma de ataque à vida e à dignidade humana, bem como toda forma de violência como meio de resolver conflitos. Apesar dos perigos inerentes à guerra, o diplomata exortou os sacerdotes, religiosos, missionários e leigos da arquidiocese a prosseguir sua missão “com ardor”, seguindo o exemplo de Jesus. “Enraizados em seu amor, que cada um de nós seja um sinal da presença misericordiosa do Pai que acolhe seus filhos e cura suas feridas”, encorajou Dom Ferrante. “Que a Virgem Maria sustente o povo birmanês em um espírito de comunhão, unidade e solidariedade”.
Toda a Igreja está de luto pela morte do Pe. Donald Martin Ye Naing Win. “Estamos profundamente chocados e entristecidos”, declarou o presidente da conferência episcopal em uma mensagem de condolências enviada aos fiéis da arquidiocese de Mandalay. “Que Deus Pai, o Senhor de toda a vida, conforte seus corações em luto e os nossos”, escreveu o cardeal Charles Maung Bo, que mais uma vez lançou um apelo para que “o espírito de fraternidade seja conscientizado” e que a violência cesse.
“Que o sangue e os sacrifícios de inúmeras pessoas inocentes, entre as quais o do padre Donald Martin Ye Naing Win, sirvam de oferenda para pôr fim à violência que assola toda a nação”, escreveu ele. O Arcebispo de Rangum pede que os responsáveis tomem as medidas necessárias e garantam que a justiça seja feita, para que tais incidentes não se repitam no futuro.
Com informações Vatican news
The post Sacerdote é brutalmente assassinado em Myanmar appeared first on Gaudium Press.