InícioNotícias da IgrejaSanto Anselmo: Primaz da Inglaterra, Irlanda e Escócia

Santo Anselmo: Primaz da Inglaterra, Irlanda e Escócia

Published on

Marcando a História da Igreja pela sua pugnacidade, Santo Anselmo enfrentou com ufania os bispos da Inglaterra e o próprio rei que se revoltaram contra o Papa.

Redação (30/12/2022 11:16, Gaudium Press) Procedente de família rica e nobre, Santo Anselmo nasceu em Aosta – Noroeste da Itália – no ano de 1033. Sendo adolescente, devido aos maus tratos recebidos de seu pai, fugiu de casa, atravessou a pé os Alpes e foi residir numa cidade da Normandia – Norte da França –, onde passou quatro anos numa vida pecaminosa, mas sempre conservando a Fé.

Aos 26 anos de idade, recebeu insigne graça e se tornou monge na famosa Abadia Nossa Senhora de Bec, na Normandia, dirigida pelo Beato Lanfranc, o qual foi depois Arcebispo de Cantuária, Inglaterra. Anselmo destacou-se de tal modo nas virtudes que se tornou prior e posteriormente abade.

Abade do Mosteiro Nossa Senhora de Bec

Dedicou-se de modo especial ao estudo da Teologia. Com os ensinamentos que ele ministrava, a escola da Abadia de Bec – criada pelo Beato Lanfranc – alcançou pleno sucesso, atraindo pessoas de diversas regiões, muitas delas nobres.

Como a abadia possuía alguns bens na Inglaterra, viajou para lá diversas vezes, sendo sempre visitado pelo Rei Guilherme, o Conquistador, que muito o admirava.

Tendo este falecido em 1087, seu filho e sucessor Guilherme II, o Ruivo, passou a tomar atitudes contra a Igreja. Quando morria um bispo ou abade, ele se apoderava das propriedades das dioceses e abadias, e não permitia que seus sucessores fossem nomeados sem sua aprovação, imitando assim o nefando Henrique IV, imperador excomungado.

O principal conselheiro de Ruivo era um padre, o qual depois se tornou bispo por pressão desse rei. O Beato Lanfranc morreu em 1089 e a arquidiocese de Cantuária ficou vaga durante quatro anos.

Conselheiro da mãe de Godofredo de Bouillon

Em 1092, viajando rumo à Inglaterra, Santo Anselmo passou por Boulogne – Nordeste da França – e conversou com Santa Ida, mãe do grande herói Godofredo de Bouillon que capitaneou a I Cruzada.

Santo Anselmo era conselheiro espiritual dessa nobre dama a qual erigiu várias abadias, doou os bens que lhe restavam aos pobres e faleceu em 1113, num mosteiro por ela fundado.

Guilherme II declarou que ele próprio seria o novo arcebispo de Cantuária. Logo depois, ficou gravemente doente e, por medo do Inferno, arrependeu-se de seus pecados, prometendo devolver todos os bens eclesiásticos que havia roubado.

Sabendo que Santo Anselmo se encontrava na Inglaterra, designou-o Arcebispo de Cantuária. Por ter recusado o cargo, o Santo foi levado para junto do rei acamado. Os prelados ali presentes colocaram à força em sua mão direita uma cruz peitoral, bradaram “Viva o bispo!” e cantaram o Te Deum; depois conduziram-no a uma igreja vizinha e o ordenaram arcebispo.

Em dezembro de 1093, foi solenemente sagrado na Catedral de Cantuária, tornando-se primaz da Inglaterra, Escócia, Irlanda e ilhas adjacentes.

Bispos apoiaram o rei na revolta contra o Papa

Tendo recuperado a saúde, Guilherme II recaiu na tirania e ordenou a Santo Anselmo que lhe entregasse as terras da arquidiocese de Cantuária. Chegou mesmo a negar a autoridade do Papa Beato Urbano II e defender um antipapa apoiado pelo infame Henrique IV.

Em março de 1095, Santo Anselmo promoveu, no Castelo de Rockingham – Sudeste da Inglaterra –, residência do rei, uma assembleia de bispos, abades e príncipes a fim de se proclamar a obediência ao Papa; Guilherme, o Ruivo, estava presente.

Todos os bispos, exceto um, apoiaram vergonhosamente o monarca na sua revolta contra o Beato Urbano II, mas os nobres e todo povo manifestaram em altos brados sua fidelidade ao verdadeiro Papa.

Essa assembleia passou para a História com o título de “Drama de Rockingham”. Se não fosse a fidelidade heroica de Santo Anselmo ao Papa, a Inglaterra teria se precipitado no cisma cinco séculos antes da revolta de Henrique VIII.

Preparando uma artimanha contra Santo Anselmo, o ímpio rei enviou dois clérigos a Roma para pedirem ao Beato Urbano II o pálio que seria entregue ao arcebispo. O pálio é um manto feito de lã de cordeiros criados por monges trapistas, que simboliza a união dos arcebispos com o Papa.

O Beato Urbano II designou um bispo como legado a fim de viajar à Inglaterra e revestir Santo Anselmo com o pálio. Chegando àquele país, ele visitou Ruivo o qual declarou apoiar Urbano II desde que Santo Anselmo fosse deposto. Face à negativa do legado, o monarca protestou contra o verdadeiro Papa…

Em junho de 1095, o Santo caminhou descalço desde seu palácio até a Catedral de Cantuária, onde o legado pontifício lhe colocou o pálio.

 Recebido pelo Beato Urbano II

Sabendo que o Beato Urbano II realizaria em Clermont, França, um concílio a fim de pregar a Cruzada contra os maometanos, Santo Anselmo para lá enviou um monge, que era seu principal auxiliar, a fim de representá-lo.

O péssimo Guilherme II não se importou com a Cruzada. Ao saber que seu irmão Roberto, Duque da Normandia, nela se engajara, Ruivo açambarcou suas terras.

Santo Anselmo pediu ao rei autorização para ir a Roma, mas este não o permitiu, imitando seu pai Guilherme, o Conquistador, o qual não consentira que o Beato Lanfranc, anterior Arcebispo de Cantuária, fosse à Cidade Eterna.

Nova batalha o Santo enfrentou, tendo ao seu lado apenas os barões, o povo e o pequeno grupo de seus monges; praticamente todos os bispos ficaram contra ele.

Depois de intensas discussões, Ruivo acabou permitindo a viagem e, em outubro de 1097, começou o primeiro exílio de Santo Anselmo. Mas o rei anulou todos os benefícios que haviam sido concedidos à Arquidiocese de Cantuária e apoderou-se de suas propriedades.

Acompanhado de apenas dois monges, Santo Anselmo chegou à França. Nas regiões pelas quais caminhava era acolhido com entusiasmo por todo o povo, ao som de trombetas e cânticos; frente às casas havia estandartes que ondulavam ao sopro dos ventos.

Fez questão de visitar o Mosteiro de Cluny, onde foi acolhido pelo Abade Santo Hugo. Caminhando pelas estradas da Itália, sofreu ataques de bandidos asseclas de Henrique IV e do antipapa. A partir de então, para preservar sua vida disfarçou-se de peregrino.  Por fim, chegou a Roma, em abril de 1098, e foi recebido com alegria pelo Beato Urbano II[1].

Por Paulo Francisco Martos

Noções de História da Igreja


[1] Cf. ROSA, Enrico. SJ. Saint Anselme de Cantorbéry. La vie e l’âme du Saint. Paris: Desclée de Brouwer. 1929, p. 217. DARRAS, Joseph Epiphane. Histoire Génerale de l’Église. Paris: Louis Vivès. 1875, v. 23, p. 23, 212, 252 passim; 1876, v. 24, p. 82, 99, 102 passim. ROHRBACHER, René-François. Vida dos Santos. São Paulo: Editora das Américas. 1959, v. 7, p. 133, 143.

 

The post Santo Anselmo: Primaz da Inglaterra, Irlanda e Escócia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Jubileu dos Enfermos deve receber mais de 20 mil peregrinos em Roma

As delegações, provenientes de 90 países, incluirão pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais e...

Papa Francisco apresenta leve melhora e poderá fazer aparição pública no domingo

Através de um boletim informativo, a Sala de Imprensa da Santa Sé sugeriu a...

Hoje completam-se 106 anos do falecimento de São Francisco Marto, vidente de Fátima

Menino plácido, meditativo e religioso, Francisco foi o primeiro a falecer, em 4 de...

Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja (memória facultativa)

Nasceu em Sevilha em 560 e morreu em 636. Escritor enciclopédico que foi muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...