InícioNotícias da IgrejaSão Lourenço, mártir

São Lourenço, mártir

Published on

A Igreja celebra hoje, 10 de agosto, a festa de São Lourenço, diácono e mártir católico durante o Império Romano de Valério.

San Lorenzo martir 3

Redação (10/08/2023 08:01, Gaudium Press) São Lourenço, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesta ou Valência, nasceu em 225. Para completar seus estudos humanistas e litúrgicos, foi enviado, ainda jovem, para a cidade de Cæsaraugusta (hoje Zaragoza), onde conheceu o futuro Papa Sisto II.

Este o estabeleceu como o primeiro dos sete diáconos ligados ao serviço da Igreja Romana. Nessa função, ele tinha a custódia do tesouro da igreja e era responsável por distribuir parte de sua renda aos pobres. O nome Lourenço é o mesmo que Laureamtenens, que significa Coroa feita de Louro, como os vencedores recebiam após suas vitórias. São Lourenço foi ajudante do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres.

Martírio: testemunho de fé

Bernardo Strozzi St. Lawrence Distributing the Riches of the ChurchEm 257, os cristãos começaram a ser perseguidos e mortos por ordem do imperador Valeriano I. Em 258, o Papa Sisto II foi decapitado. Ao caminhar para o lugar da execução, São Lourenço caminhava junto ao Papa e dizia: Aonde vai sem seu diácono, meu pai? Jamais oferecestes o sacrifício da missa, sem que eu vos acolitasse (ajudasse)! O Papa, comovido com essas palavras de dedicação filial, respondeu: Não estou te abandonando, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte… Em três dias você me seguirá.

Depois da morte do Papa, o imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de 3 dias. Vencido o prazo, São Lourenço presentou os pobres que eram acudidos pela Igreja e disse ao imperador: Estes são os bens da Igreja. Valeriano, então, com muita raiva, ordenou que Lourenço fosse queimado vivo.

Furioso, o prefeito ordenou a morte do Diácono, mas exigiu que fosse lenta e cruel. Despiram-no e deitaram-no sobre uma grelha, tendo embaixo brasas semi-acesas. Os que assistiam ao suplício viram o rosto do mártir rodeado de esplendor extraordinário.

O sacrifício de um mártir

Sao Lourenco martir 219x300 1De fato, o santo manteve a alegria no momento da execução, mostrando sua profunda fé na vida eterna, no encontro com Jesus Cristo. Por isso, no momento mais angustiante de sua vida – aos olhos do mundo – Lourenço, feliz, dizia aos soldados:

– Fazei-me virar. Já estou bastante assado desse lado.

Depois que o viraram, disse ainda:

– Está assado, podeis comer.

Olhando então ao céu, rogou a Deus pela conversão de Roma e expirou.

Uma multidão acompanhava o martírio de São Lourenço. E, no meio do povo, grande foi o número dos que se converteram a Jesus cristo ao verem o testemunho do jovem São Lourenço.

Senadores, convertidos pelo exemplo de sua constância, carregaram-lhe o corpo nas costas e o enterraram.

 São Prudentius, contemporâneo de Lourenço, confirmou este fato quando escreveu que o exemplo de São Lourenço levou vários romanos à conversão.

Ele foi sepultado no cemitério de Siriaca, em Agro Verão, na Via Tiburtina, em Roma, onde mais tarde foi erigida uma basílica em sua honra.

A basílica, por graça de Deus, que honra seus santos, foi construída por um outro imperador romano: Constantino.

Dois anos após o martírio de São Lourenço, Valeriano foi capturado pelos persas. O imperador romano morreu prisioneiro distante de Roma.

Deus ama os que sofrem; bem entendido, os que padecem com resignação, em união com Ele; o sofrimento é uma prova de predileção. Peçamos a São Lourenço que, em nossos sofrimentos, tenhamos a mesma serenidade e resignação que ele teve durante seu martírio.

The post São Lourenço, mártir appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Incêndio consome uma das igrejas mais antigas do Chile

As autoridades locais iniciaram uma investigação para encontrar evidências da origem do fogo, que...

Como uma árvore abatida pela tempestade

Por mais que os males nos abatam, a Providência usará deles para nos tornar...

Espanha: ordenação de um sacerdote e seis diáconos

“O que é um sacerdote sem a Eucaristia? Não deixem que a fonte da...

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Se levardes em conta, Senhor, nossas faltas, quem haverá de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...