InícioNotícias da IgrejaSermos ricos aos olhos de Deus

Sermos ricos aos olhos de Deus

Published on

Ser rico aos olhos de Deus antes que aos dos homens: eis o convite que nos faz a Liturgia desse 18º Domingo do Tempo Comum.

Redação (31/07/2022 09:15, Gaudium Press) “Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade…” (Ecl 1,2) A vida do homem é sofrimento; sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade” (Ecl 1,2; 2,23).

De que valem, então, as coisas, se tudo é vaidade? Não se trata de um exagero por parte do autor sagrado? “Certamente” – responderiam muitos! Mas, quem inspirou dita obra? Se o Divino Espírito Santo, por que tanto (suposto) pessimismo? A liturgia deste 18º Domingo nos responderá.

Aspirai as coisas celestes

Tudo nesta vida tem seu curso e seu tempo: crescimento, fortalecimento, revigoramento, que logo se desgasta e se deteriora, passando a definhar. Assim ocorre com a erva verde, como canta o salmo:

“São iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca” (Sl 89).

Assim também ocorre com os homens, pois “eles passam como o sono da manhã” (Sl 89). Sua vida se esvai como a erva verde; logo se desfaz. E de que lhe serviram seus dias e a preocupação com os bens deste mundo?

Para entendermos melhor o Eclesiastes, poderíamos modificar a pergunta feita anteriormente: de que valem as coisas terrenas em comparação com as celestes? Se alguém se habitua a trilhar toda uma existência colocando as coisas humanas e terrenas acima do Céu, suas ações não são senão pura vaidade! O grande Apóstolo das gentes, São Paulo, apela em sua carta aos Colossenses:

“Aspirai às coisas celestes e não às terrestres. Pois vós morrestes e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus” (Col 3,2-3).

O que deve morrer em nós?

“Fazei morrer o que pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria” (Col 3, 5).

E tantos outros males que existem em nosso século… É preciso despojar-se do homem velho, isto é, do pecado, e revestir-se do homem novo (Cf. Col 3,9-10), à semelhança de Jesus.

A herança eterna

O Evangelho deste dia apresenta uma parábola narrada pelo Divino Mestre, por ocasião de um apelo feito por alguém no meio da multidão:

“Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo” (Lc 12,13).

Quantos não estariam dispostos a padecer mil sacrifícios para terem um contato com nosso Senhor, vê-Lo, trocar algumas palavras com Ele, e fazer-Lhe um pedido?! Todavia, este, que tivera a oportunidade de suplicar-Lhe que o levasse até à estrada que conduz às moradas celestes, vem e pede-Lhe a aquisição de bens terrenos que se perdem como as ervas do campo!

Mas, Jesus, rico em Misericórdia, quer abrir-lhe os olhos. Conta-lhe a história de um homem que adquiriu para o seu terreno uma grande quantia de alimentos, onde podia guardar seus pertences. Assim podia desfrutar e gozar de sua vida por longos anos. Contudo, eis que Deus lhe diz:

“Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que cumulaste? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si, mas não é rico diante de Deus” (Lc 12,20-21).

Pobre homem! Ele, que veio pedir o domínio de bens terrenos, recebeu em troca o convite de tomar posse de uma herança eterna. Terá aceito? Não sabemos.

Resta-nos rezar pela obtenção de nossa fidelidade, para sermos fiéis a este convite que hoje nos faz o Bom Jesus, de sermos ricos aos seus olhos, antes que aos dos homens.

Por Guilherme Motta

The post Sermos ricos aos olhos de Deus appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quem tem a última palavra?

Enquanto houver neste vale de lágrimas um sacerdote que consagre o pão e o...

Médico argentino condenado por não realizar um aborto retorna à prática

Dr. Leandro Rodríguez agora pode exercer sua profissão de médico. Isso não se deve...

Israel: Basílica de Todas as Nações celebra seu centenário

O apelido de ‘Igreja de Todas as Nações’ surgiu pois ela foi construída com...

Fruta verde não agrada o paladar

O homem maduro é aquele capaz de, com sua inteligência, vontade e sensibilidade, produzir...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...