InícioNotícias da IgrejaSexta-feira da 7ª semana do Tempo Comum

Sexta-feira da 7ª semana do Tempo Comum

Published on

(verde – ofício do dia)

Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Sl 12,6)

Não há nada que se compare ao amigo fiel: “é um bem inestimável”. Nosso amigo por excelência é Jesus Cristo, que entregou sua vida por nós. Rezemos, nesta Eucaristia, para que o Senhor fortaleça nossos laços de amizade, amor e união, também no interior das famílias e entre os casais.

Primeira Leitura: Eclesiástico 6,5-17

Leitura do livro do Eclesiástico – 5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações. 6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil. 7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. 8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. 9Há amigo que passa para a inimizade e que revela as desavenças para te envergonhar. 10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. 11Quando fores bem-sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. 12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença. 13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. 16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. 17Quem teme o Senhor conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!

1. Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me! – R.

2. Minha alegria é fazer vossa vontade; / eu não posso esquecer vossa palavra. – R.

3. Abri meus olhos e então contemplarei / as maravilhas que encerra a vossa lei! – R.

4. Fazei-me conhecer vossos caminhos, / e então meditarei vossos prodígios! – R.

5. Dai-me o saber e cumprirei a vossa lei, / e de todo o coração a guardarei. – R.

6. Guiai meus passos no caminho que traçastes, / pois só nele encontrarei felicidade. – R.

Evangelho: Marcos 10,1-12

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu esse mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

A indicação geográfica dada por Marcos no início do Evangelho de hoje é muito importante. Jesus conclui o ministério na Galileia e parte agora para a Judeia, indo em direção a Jerusalém. Na Galileia, Jesus foi reconhecido como Mestre, e sua fama já chegou do outro lado do rio Jordão. Na Judeia, porém, iniciam novos desafios, como a provocação dos fariseus maldosos que põem o Mestre à prova: é licito ou não se divorciar? Pergunta capciosa. Moisés legalizou o divórcio, mas o que Deus uniu, jamais deveria ser separado pelo ser humano. Eis um dilema que Jesus responde com sabedoria e prudência: no matrimônio, homem e mulher constituem uma só carne, que jamais poderá ser separada. Apesar de todos os ataques, a Igreja permanece firme na doutrina dada por Jesus.

(Dia a Dia com o Evangelho 2025 – PAULUS)

Últimas Notícias

Secretário-geral da Conferência Episcopal do Congo detido sem motivo no aeroporto de Lubumbashi

A Conferência Episcopal do Congo condenou veementemente a confiscação do passaporte de Mons. Donatien...

Vaticano: deve-se manter a reputação do falecido em caso de denúncias não comprovadas

Trata-se do princípio da não retroatividade da lei. O dano à boa fama só...

Saúde do Papa Francisco segue melhorando, mas ele ainda precisa de oxigênio

Segundo boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “as condições clínicas do...

Projeto Repertorium: 4.000 peças de canto gregoriano recuperadas

Foram digitalizadas e catalogadas peças que não haviam sido transcritas, estudadas ou cantadas há...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...