A Festa do Preciosíssimo Sangue foi instituída pelo Papa Pio IX, sendo mais tarde fundida com a de Corpus Christi. Jerusalém é o único lugar onde ela continua sendo celebrada separadamente.
Jerusalém – Israel (02/07/2025 15:15, Gaudium Press) Por ocasião da Solenidade do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrada na última terça-feira, 1º de julho, os Frades Franciscanos da Custódia da Terra Santa participaram de uma tradicional cerimônia litúrgica no Santuário do Getsêmani.
Através desse sangue a própria vida divina flui em nós
A celebração foi presidida pelo Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton (que, com esta cerimônia concluiu o seu mandato na Terra Santa) e concelebrada pelo Vigário Custodial, Padre Ibrahim Faltas; o Guardião do convento do Getsêmani, Padre Sinisa Srebrenović; entre outros sacerdotes.
Em sua homilia, o Custódio da Terra Santa ressaltou que o Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, desde a sua encarnação, percorre todas as etapas da vida de Cristo até chegar a cada um de nós, transformando a história humana numa história de salvação. “Este é o Preciosíssimo Sangue de Jesus, através desse sangue a própria vida divina flui em nós”.
Caminho para construir a paz e o respeito por cada vida
Padre Patton ressaltou que nesta solenidade, celebramos o encontro vivo com Cristo: no seu sangue doado, recebemos a graça que nos transforma interiormente, nos reconcilia com Deus e nos torna participantes da sua própria vida divina. Ele recordou ainda a dramática realidade que afeta atualmente a Terra Santa, apontando a Eucaristia e o sangue derramado por Nosso Senhor Jesus Cristo como o caminho para construir a paz e o respeito por cada vida.
“Num contexto em que o sangue humano é derramado com demasiada facilidade e sem escrúpulos; em que palavras como perdão e reconciliação soam distantes e quase inatingíveis; as palavras de Jesus assumem um significado ainda mais forte – o significado de uma possível esperança de reconciliação e paz, o significado de um possível respeito por cada vida humana, o significado de uma nova aliança”, concluiu.
Festa do Preciosíssimo Sangue
No ano de 1849, o Papa Pio IX instituiu a Festa do Preciosíssimo Sangue, fixando-a para o dia 1º de julho. Mais tarde, com a reforma litúrgica de 1969, o Papa São Paulo VI fundiu esta festa com a de Corpus Christi. Atualmente, Jerusalém é o único lugar onde a festa continua a ser celebrada separadamente. (EPC)
The post Solenidade do Preciosíssimo Sangue é celebrada pela Custódia da Terra Santa appeared first on Gaudium Press.