InícioNotícias da IgrejaTeóloga Calmeyn rejeita insinuação de um relacionamento com Mons. Aupetit

Teóloga Calmeyn rejeita insinuação de um relacionamento com Mons. Aupetit

Published on

Em entrevista ao jornal La Croix, ela fala em “calúnia”, “difamação” e discriminação por causa de sua condição feminina.

Redação (14/12/2021 19:06, Gaudium Press) A manchete da revista Paris Match correu o mundo, pois reunia todos os requisitos: um Arcebispo, conservador, de uma das cidades mais importantes do mundo, Paris, que sucumbiu a uma das eternas debilidades ou tendências da raça humana, a que hoje chamam de “amor”.

Num “vídeo exclusivo”, intitulado “Monseigneur Aupetit, perdu par amour” (Mons. Aupetit, perdido por amor), a revista francesa reproduz cenas do prelado saindo de um café com a teóloga Laetitia Calmeyn : “Em algum lugar de Yvelines [arredores de Paris] , Paris Match seguiu Mons. Aupetit ”, o texto que acompanha as imagens diz ‘ misterioso’ .

“Ao seu lado estava uma mulher, Laetitia Calmeyn, uma teóloga belga. É professora do Collège des Bernardins”, continua a revista. “O arcebispo de Paris teria mentido por omissão sobre seus relacionamentos femininos.”

Em seguida, o vídeo reproduz imagens das palavras do Papa no avião enquanto regressava a Roma de Atenas, nas quais explica os motivos para aceitar a renúncia do arcebispo. Há alguns dias, Le Point publicou um e-mail contendo expressões ambíguas, que o Arcebispo teria dirigido a uma secretária em 2012, pessoa, portanto, diferente da teóloga Calmeyn, escrito que deu início a todo o caso.

A teóloga reage

Mas a teóloga não ficou calada e concedeu uma entrevista ao La Croix, na qual expressa sua indignação com a abordagem que Paris Match fez das imagens de que é protagonista.

“Se eu fosse um homem, a questão da amizade com Mons. Aupetit não teria surgido”, é a manchete do La Croix  sobre essa entrevista.

Laetitia, virgem consagrada na diocese de Paris em 2013, também é doutora em Teologia, foi consultora da Congregação para a Doutrina da Fé e dirige o Instituto Superior de Ciências Religiosas, entidade que outorga cursos de graduação e pós-graduação. Ela é, portanto, uma pessoa importante na Igreja da França.

E agora ela ameaça com ações judiciais contra Paris Match, por “difamação”, “calúnia” e “invasão de privacidade”. Ela destaca o “trauma” e o “choque” que as insinuações da Paris Match produziram nela. Na verdade, não existe nada de anormal publicado pela revista. A teóloga fala de roubo de imagens e uma “montagem” criada para “sugerir suspeita”, além de se estender amplamente sobre o tratamento discriminatório que Paris Match concede a ela pela sua mera condição feminina.

E embora a Paris Match tenha tido cuidado com a linguagem utilizada, já são numerosas as expressões autorizadas que afirmam que se a teóloga iniciar processos legais, terá boas chances de sucesso, tanto para sua honra quanto para seu bolso. Ela irá iniciá-los?

Por enquanto, fica na memória que Mons. Aupetit, em sua missa de Ação de Graças, na última sexta-feira, em Saint Sulpice, parafraseando a manchete da Paris Match, disse que sua vida tinha sido perdida por amor, mas a Cristo, e que por essa razão ele ficaria feliz em perdê-la novamente.

The post Teóloga Calmeyn rejeita insinuação de um relacionamento com Mons. Aupetit appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Gregório VII: O Papa que venceu o mundo

25 de maio, dia em que a Igreja celebra a memória de São Gregório...

Santuário de Fátima lança podcast sobre a oração

O primeiro episódio do novo podcast, intitulado ‘ORA h’, já está disponível nas plataformas...

Sacerdote Capuchinho ao Papa: a Igreja nos Estados Unidos é mais forte do que na Europa

O Pe. Thomas G. Weinandy fez referência às declarações do Papa à CBS, nas...

Nossa Senhora Auxiliadora: uma verdadeira Amiga!

No dia 24 de maio, a Igreja celebra Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...