InícioNotícias da Igreja34 novos recrutas prestam juramento na Guarda Suíça

34 novos recrutas prestam juramento na Guarda Suíça

Published on

A cerimônia de juramento celebra o sacrifício de 147 guardas suíços mortos em combate em defesa do Papa Clemente VII durante o episódio histórico do Saque de Roma, em 1527.

34 novos recrutas prestam juramento na Guarda Suica

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (06/05/2024 16:26, Gaudium Press) Na tarde desta segunda-feira, dia 6 de maio, trinta e quatro recrutas da Guarda Suíça Pontifícia prestaram juramento solene no Pátio São Damaso do Palácio Apostólico, localizado no Vaticano. A cerimônia de juramento foi realizada sob a bandeira do Pontifício Corpo da Guarda Suíça e na presença do representante do Santo Padre, Dom Edgar Peña Parra, substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

A fórmula do juramento da Guarda Suíça

Através desta cerimônia, os recrutas prometem lealdade eterna ao Papa em exercício e a todos os seus legítimos sucessores, incluindo o risco de suas próprias vidas, expressando sua devoção, lealdade e vontade absoluta de servir ao Sucessor de Pedro. Para tal, o capelão lê a fórmula do juramento:

“Juro servir, com fidelidade, lealdade e honradez, ao atual Papa e aos seus legítimos Sucessores, aos quais dedico todas as minhas forças, sacrificando, se necessário, também a minha vida pela sua defesa. Assumo o mesmo compromisso com o Colégio dos Cardeais, durante a Sé vacante. Prometo também ao Comandante e aos demais Superiores respeito, fidelidade e obediência. Com este juramento, espero que Deus e nossos Santos protetores me ajudem”.

Em seguida, os guardas respondem: “Eu, Alabardeiro…, juro observar com fidelidade, lealdade e honra tudo o que neste momento foi lido para mim. Que Deus e nossos Santos Padroeiros me ajudem!”.

Recitação das Vésperas, homenagem e uniforme de gala

O programa divulgado pela Guarda Suíça incluiu ainda a recitação das Vésperas na Igreja de Santa Maria della Pietà no Campo Santo Teutônico às 17h do dia 5 de maio, seguido pela deposição da coroa em homenagem aos guardas pontifícios que deram suas vidas no dia 6 de maio de 1527. A entrega das honras foi presidida por Dom Peña Parra na Praça dos Protomártires Romanos. O uniforme utilizado na ocasião é o de “Gran Gala”, com a armadura, que normalmente é utilizado, exclusivamente, por ocasião da Bênção papal “Urbi et Orbi“, no Natal e na Páscoa.

Esteve presente uma delegação da Confederação Suíça, encabeçada pela presidente da Confederação, Viola Amherd, junto com o presidente do Conselho Nacional, Eric Nussbaumer, e a presidente do Conselho dos Estados, Brigitte Eva Herzog. O chefe do Exército foi representado pelo Brigadeiro Jacques Frédéric Rüdin, vice-chefe do Estado-Maior do Exército, e esteve presente o representante da Conferência Episcopal Suíça, o presidente Dom Felix Gmür, Bispo de Basileia.

História do juramento da Guarda Suíça Pontifícia

No dia 22 de janeiro de 1506 um grupo de soldados suíços chegou à Praça São Pedro, enviado pelo rei católico da Suíça, para proteger o Papa, que na época era Júlio II della Rovere. Assim se iniciou o serviço da Guarda Pontifícia até hoje prestado ao Pontífice e à Igreja.

A cerimônia de juramento celebra o sacrifício de 147 guardas suíços mortos em combate em defesa do Papa Clemente VII durante o episódio histórico do Saque de Roma, em 1527, pelas tropas do imperador Carlos V.

O imperador Carlos V, apesar de ser um monarca católico, detentor da coroa imperial do Sacro Império Romano Germânico e da coroa dos reinos espanhóis, iniciou uma guerra contra os Estados Pontifícios pela aliança do Papa com o rei da França, que ameaçava sua soberania nos reinos italianos. (EPC)

The post 34 novos recrutas prestam juramento na Guarda Suíça appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Gregório VII: O Papa que venceu o mundo

25 de maio, dia em que a Igreja celebra a memória de São Gregório...

Santuário de Fátima lança podcast sobre a oração

O primeiro episódio do novo podcast, intitulado ‘ORA h’, já está disponível nas plataformas...

Sacerdote Capuchinho ao Papa: a Igreja nos Estados Unidos é mais forte do que na Europa

O Pe. Thomas G. Weinandy fez referência às declarações do Papa à CBS, nas...

Nossa Senhora Auxiliadora: uma verdadeira Amiga!

No dia 24 de maio, a Igreja celebra Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos. Muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...