InícioNotícias da IgrejaInícios do apostolado na Inglaterra

Inícios do apostolado na Inglaterra

Published on

“Em todas as épocas de sua História, considerando o número imenso de seus filhos, a Igreja tem alguns que são virtuosos, e outros não. Isto ocorreu, por exemplo, no tempo das catacumbas, quando havia os lapsi, ou seja, católicos que eram relapsos e apostatavam da Fé cristã.

“Em todas as épocas de sua História, considerando o número imenso de seus filhos, a Igreja tem alguns que são virtuosos, e outros não. Isto ocorreu, por exemplo, no tempo das catacumbas, quando havia os lapsi, ou seja, católicos que eram relapsos e apostatavam da Fé cristã.
Redação (13/10/2020, 14:45, Gaudium Press) A fim de se protegerem contra os perseguidores que procuravam matá-los ou, pior ainda, fazer com que apostatassem, os cristãos de Roma foram se escondendo nas catacumbas, onde eram celebradas Missas, ministravam-se Sacramentos e se rezava.

Alguns cristãos por fraqueza incensavam os ídolos

Ainda hoje existem pelo menos 40 catacumbas na Cidade Eterna. Algumas delas têm grande extensão. Por exemplo, a de São Calixto possui mais de vinte quilômetros de passagens subterrâneas, onde foram colocados os corpos de aproximadamente 70 mil mártires .
E nas catacumbas de vez em quando apareciam, envergonhados, os lapsi – lapsos. Quem eram eles?

Explica Dr. Plinio Corrêa de Oliveira:
“Em todas as épocas de sua História, considerando o número imenso de seus filhos, a Igreja tem alguns que são virtuosos, e outros não. Isto ocorreu, por exemplo, no tempo das catacumbas, quando havia os lapsi, ou seja, católicos que eram relapsos e apostatavam da Fé cristã. Eram presos pela polícia imperial, levados a julgamento, condenados à morte e, finalmente, conduzidos ao Coliseu para serem executados. […]

“Ali havia um ídolo diante do qual ardia uma pira com fogo contínuo e um recipiente com incenso. Bastava a um dos condenados se aproximar do ídolo e jogar incenso no fogo, dando a entender que renegava Nosso Senhor Jesus Cristo, para ter a vida salva. Esse gesto simples lhe devolveria toda a liberdade. Do contrário, seria executado do modo mais cruel.

“Acontecia então a vários que, ao chegar a hora suprema, fraquejavam, dirigiam-se ao ídolo e lhe jogavam incenso, cometendo o pecado da prevaricação. Eram imediatamente libertados. Tinham uma vida nova diante de si. Mas e a consciência?

…e voltavam às catacumbas, puídos de vergonha

“Algum tempo depois, numa determinada noite, um deles voltava às catacumbas, puído de vergonha e de remorso. Ajoelhava-se diante do bispo ou de um sacerdote e pedia perdão. Tinha renegado a Fé católica, mas afirmava querer ser fiel a ela doravante até a morte. Diante disso, era oficialmente readmitido ao culto. E aquele que dias antes queimara incenso diante dos ídolos era aceito de novo para assistir à Missa e receber o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Mais tarde, alguns ex-lapsi eram presos e morriam mártires. Outros, pelo contrário, se tornavam relapsi várias vezes, até não ser mais incomodados pela polícia. Muitos deles morriam velhos, frequentando as catacumbas com a nódoa da vergonha. […]

“Em todos os períodos históricos haverá o tíbio, o pecador empedernido e o filão cristalino, áureo e sacrossanto dos que não são empedernidos nem tíbios, dos que incitam estes a tomar vergonha e causticam aqueles, convidando-os ao mesmo tempo misericordiosamente à conversão. Não se confundem, não se amalgamam, e continuam eles mesmos a preservar a fisionomia autêntica da Igreja. É neles que a santidade dela aparece.”

“Em todas as épocas de sua História, considerando o número imenso de seus filhos, a Igreja tem alguns que são virtuosos, e outros não. Isto ocorreu, por exemplo, no tempo das catacumbas, quando havia os lapsi, ou seja, católicos que eram relapsos e apostatavam da Fé cristã.

Tertuliano rompeu com a Santa Igreja

Os Iapsi caiam em pecado por fraqueza e, arrependidos, pediam perdão. Mas houve homens que pecaram muito mais gravemente: romperam com a Santa Igreja. Um exemplo foi Tertuliano.

Nascido no ano 160 em Cartago, Norte da África, era filho de um centurião de tropas proconsulares romanas. Embora pagão, ele admirava a fortaleza dos mártires e, movido pela graça divina, aos trinta anos de idade converteu-se, foi batizado e logo depois tornou-se sacerdote. Escreveu 35 obras, nas quais se nota “o estilo vivo, conciso, enérgico, brilhante de metáforas, de novos pensamentos, com uma expressão de uma audácia sempre feliz”. É de sua autoria a frase: “O sangue dos mártires é semente de cristãos.”

Entretanto, este homem inteligente, mas sem humildade, acabou aderindo ao montanismo.

Montano, “nascido na Frigia – região da atual Turquia – e educado na Religião cristã, foi tomado pelo espírito da vaidade e desejou ardentemente ser bispo; porém como se lhe negasse esta dignidade por sua má conduta, rebelou-se contra a Igreja e começou a pregar mil torpezas.

“Suas extravagâncias chegaram a tal ponto que se vendeu ao demônio, o qual o possuía realmente. Acompanhavam-no duas mulheres dissolutas e endemoninhadas como ele; uma se chamava Priscila e outra Maximila.

“Convocou-se na Ásia uma reunião de bispos e sacerdotes que, depois de um maduro exame, condenaram como herege Montano e seus sectários. “Então o astuto Montano dirigiu-se a Roma, com suas falsas profetizas, e conseguiu seduzir vários cristãos incautos; foi tão audaz que se apresentou ao próprio [Papa] Aniceto para se fazer agregar ao clero romano.

“Conhecendo o pontífice a sua hipocrisia, excomungou-o como já o tinham feito os bispos da Ásia. Depois disto Montano e suas profetizas, cedendo ao espírito maligno, se estrangularam por suas próprias mãos.”
Na velhice, Tertuliano separou-se dos montanistas, mas para formar uma seita chamada tertulianismo. E morreu fora da Igreja.

São José de Arimateia iniciou o apostolado na Inglaterra

Durante o pontificado de Santo Eleutério (175-189), aproveitando-se do fato de que o Imperador Cômodo, preocupado com outros assuntos relativos ao governo, deixou de perseguir os cristãos, a Igreja pôde expandir-se e levar seu influxo benéfico até as mais longínquas regiões, como a ilha da Grã-Bretanha, que posteriormente chamou-se Inglaterra.

Os primeiros germens do Cristianismo foram levados aos bretões por José de Arimateia e alguns companheiros. Mas as superstições pagãs e as longas guerras os sufocaram de tal modo que quase não deixaram fruto. Cumpre lembrar que José de Arimateia, o qual cedeu o túmulo para sepultar Nosso Senhor, é Santo e sua memória celebra-se em 31 de agosto.

No século II, houve um rei da nação bretã, chamado Lúcio, o qual tinha sido deixado ali pelos romanos como príncipe tributário. Admirando a santidade de alguns cristãos que foram àquela região, ele recordou-se do que seus antecessores haviam dito, ou quiçá deixado escrito, sobre a Religião católica. E, movido pela graça divina, desejou tornar-se cristão.

Com este objetivo enviou ao Papa Santo Eleutério dois embaixadores com uma carta, em que lhe pedia mandasse alguns missionários, para que pregassem o Santo Evangelho a seu povo.

O Sumo Pontífice os recebeu com grande alegria e enviou ao Rei dois sacerdotes, para instruí-lo nas verdades da Fé. Logo depois, Lúcio, a Rainha, toda a família real e muitos do povo receberam o Batismo, estabelecendo assim o Cristianismo naquela ilha .

Por Paulo Francisco Martos

(in “Noções de História da Igreja” – 28)

……………………………………………………………………………………………………………..

1- SÃO JOÃO BOSCO. História Eclesiástica. 6 ed. São Paulo: Salesiana, 1960, p. 59.
2- CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Procurando fixar a “fisionomia” da Igreja. In Dr. Plinio, São Paulo. Ano III, n. 31 (outubro 2000), p. 16-17.
3- DARRAS, Joseph Epiphane. Histoire Génerale de l’Église. Paris : Louis Vivès. 1889, v. VII, p. 534. 622.
4- SÃO JOÃO BOSCO, op. cit., p. 50.
5- Cf. Idem, ibidem, p. 54.

The post Inícios do apostolado na Inglaterra appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...