Está sendo preparada uma série especial de publicações nas quais serão recordadas figuras importantes que fizeram parte da história desta instituição.
Aparecida – São Paulo (10/07/2025 11:06, Gaudium Press) No próximo dia 16 de julho, a Academia Marial de Aparecida (AMA) completará 40 anos de fundação. Ao longo dessas quatro décadas, a instituição consolidou-se como um importante e único centro de estudos mariológicos no Brasil, reunindo estudiosos, teólogos, devotos e pesquisadores com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre Nossa Senhora.
Série especial de cinco publicações
Como forma de celebrar este marco histórico, a AMA está preparando uma série especial de cinco publicações nas quais serão recordadas figuras importantes que fizeram parte da história desta instituição. O propósito dessa iniciativa é a de registrar a trajetória de crescimento da AMA valorizando a contribuição de cada um dos ex-diretores que atuaram na instituição ao longo dessas quatro décadas.
Ao longo de sua história, a AMA contou com onze diretores, todos comprometidos com o fortalecimento da Fé, Devoção e com o incentivo às pesquisas acadêmicas e à divulgação dos estudos sobre a Mariologia. Atualmente, a instituição é conduzida pelo Padre Rosivaldo Motta, C.Ss.R, que trabalha fortificando os trabalhos e as contribuições da Academia tanto no meio acadêmico quanto no pastoral.
Academia Marial de Aparecida
No dia 16 de julho de 1985, durante o 11º Congresso Eucarístico Nacional, a Academia iniciou seus trabalhos a partir de um Decreto de Criação. O Cônego João Corrêa Machado foi nomeado como primeiro presidente, tendo a missão de promover a estruturação e a organização do local.
Fundamentada no conhecimento teológico, evangelizador e pastoral, auxiliado por outros instrumentos de pesquisa e estudos sobre Nossa Senhora, o objetivo da iniciativa é a de cultivar e desenvolver a devoção à Padroeira do Brasil.
A Academia foi criada como um centro de reflexões, pesquisas e estudos da Teologia Mariana e da devoção a Nossa Senhora. Ali, as pessoas podem ter mais informações e cursos sobre a Fé do povo brasileiro a partir da intercessão de Maria, do projeto de Deus em nossa vida e na vida da Igreja através da Mariologia de todas as formas científicas de análise da Fé.
O atual chanceler da Academia Marial de Aparecida é Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Já o presidente é o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.. A direção executiva é do missionário redentorista, Padre Rosivaldo Motta, C.Ss.R. A instituição conta com 463 associados ativos, que contribuem de forma direta para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Academia, visando auxiliar na compreensão mais clara do papel da Virgem Maria na história da salvação e na vida da Igreja.
A Academia Marial de Aparecida funciona no 11º andar da Torre Brasília, no Santuário Nacional. O local é aberto à participação de todos os que exercem alguma atividade na dimensão mariana ou simplesmente desejam aprofundar o conhecimento teológico-mariano. (EPC)
The post Academia Marial de Aparecida completa 40 anos de fundação appeared first on Gaudium Press.