Ele é o bispo mais velho do seu país, mas existe algo de que ele nunca se aposentou
Dom Damián Iguacén Borau é o bispo mais idoso da Espanha, segundo os dados publicados recentemente pela Conferência Episcopal Espanhola.
O bispo emérito de Tenerife, nas ilhas Canárias, tem 101 anos de idade.
Ele nasceu em Fuencalderas, Zaragoza, no dia 12 de fevereiro de 1916 e, ao longo de mais de um século de vida, passou quase de tudo. A devastadora guerra civil espanhola o apanhou no seminário de Huesca: ele tinha pouco mais de 19 anos e teve que trabalhar como telegrafista no fronte, onde acabou ferido. Encerrados os enfrentamentos armados, o seminarista voltou para Huesca e foi ordenado sacerdote em 7 de junho de 1941.
Desde então, exerceu a pastoral junto à Ação Católica entre 1950 e 1969, além de ter sido administrador apostólico na diocese de Huesca e bispo de Barbastro, Teruel e Tenerife. É bispo emérito desde 1991.
Mas existe algo de que dom Damián nunca se aposentou: “Confessar todo mundo que me pede”.
Além disso, ele faz questão de realizar em todos os momentos a vontade de Deus, a quem, na oração, costuma reiterar:
“‘Eis-me aqui, Senhor, para fazer a vossa vontade’: esta é a minha conversa de sempre com Deus e continua sendo também agora. ‘O que Vós quiserdes, Senhor, para mim está bom’”.
Na última semana, foi ordenado na Espanha o bispo mais jovem do país, dom Antoni Vadell, de 45 anos. A ele, dom Damián diria “que nosso Senhor o escolheu para ser santo realizando este serviço. [Ser bispo] é a entrega total ao Senhor e à sua Igreja sem condições”.
Dom Damián vive no Lar Padre Saturnino López Novoa, residência que as Irmãzinhas dos Idosos Desamparados mantêm na cidade de Huesca. Consciente de que a sua peregrinação pela terra se aproxima do término, dom Damián Iguacén Borau se mostra confiante:
“Tudo está nas mãos do Senhor, por isso nada me assusta. Eu faço o que tenho que fazer e não me preocupo com mais nada, porque o resto corre por conta de Deus”.
Fonte: Aleteia