InícioNotícias da IgrejaCardeal Pizzaballa: não se conhecia a magnitude do ocorrido em Israel

Cardeal Pizzaballa: não se conhecia a magnitude do ocorrido em Israel

Published on

A embaixada de Israel junto à Santa Sé havia reclamado de “ambiguidade linguística imoral” na primeira declaração dos patriarcas sobre o ataque do Hamas.

Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Redação (11/10/2023 15:02, Gaudium Press) O Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, está de certa forma corrigindo as declarações dadas.

Depois de os patriarcas cristãos da Terra Santa terem emitido um comunicado sobre o ataque do Hamas em solo israelita, que já fez mais de mil vítimas, a embaixada israelita no Vaticano queixou-se da “ambiguidade linguística imoral” dessa declaração, que tornava “impossível compreender o que aconteceu, quem foram os agressores e quem foram as vítimas. É particularmente incrível que um documento tão árido tenha sido assinado por pessoas de fé”.

Agora, o recém-criado cardeal diz que esta “mensagem dos patriarcas saiu quando ainda não havia plena consciência do que estava acontecendo. Compreendemos o estado de ânimo dos israelitas face ao horror e à barbárie, dos quais só agora tomamos conhecimento. Talvez tenham sido demasiado rápidos a responder, mas este não é o momento para polêmica. A situação é muito grave, temos que trabalhar para nos entendermos”.

A mensagem de 7 de outubro dos patriarcas condenava “quaisquer atos que tenham como alvo civis, independentemente de sua nacionalidade, etnia ou fé”, e o Hamas não foi mencionado no comunicado.

Entretanto, o cardeal insiste que “a situação mostra claramente que a questão palestina não está resolvida. Assim como é claro que esta barbárie não tem justificativa e não é uma forma de reivindicar seus direitos. No entanto, agora que há disparos, temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para restabelecer a confiança. Mas sabemos que, infelizmente, este é apenas um primeiro passo.”

Sobre os paroquianos da única paróquia latina da Faixa de Gaza, o Cardeal Pizzaballa diz que “estão todos bem. A maioria – conclui o cardeal – concentrou-se no complexo da igreja para se manter em segurança e estar mais unida e apoiar-se mutuamente. Mas a situação também é difícil para eles: Gaza está sob bombardeio, as bombas não fazem distinções.”

The post Cardeal Pizzaballa: não se conhecia a magnitude do ocorrido em Israel appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa Francisco faz duas nomeações para o Dicastério para a Comunicação

Foram nomeados um novo vice-diretor da Direção para Assuntos Gerais e um novo vice-diretor...

50 mil jovens participarão da 13ª Peregrinação Internacional de Acólitos em Roma

Destacam-se na programação a oração vespertina com o Papa Francisco e o encontro internacional...

Jesuítas abrem noviciado em Bangladesh

Ao permitir que os noviços preservem a sua formação inicial na cultura e nas...

O Papa às crianças da Colônia de Férias no Vaticano: “Façam a paz, é a coisa mais linda”

     O Papa Francisco visita a Colônia de Férias no Vaticano (Vatican Media) Francisco,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...