InícioNotícias da Igreja“Dar meia-volta e retornar ao caminho certo”

“Dar meia-volta e retornar ao caminho certo”

Published on

Prestar os deveres devidos aos homens e a Deus, o culto necessário são virtudes indispensáveis para a sã manutenção da sociedade.

Redação (31/03/2022 10:40, Gaudium Press) Propor-se esclarecer o acúmulo de fatos acontecidos nesses últimos dias não é tarefa fácil; de um lado, são muitas ocorrências; de outro, as linhas de um único artigo tornam-se, em consequência, curtas.

Para elencar alguns: os quase quatro milhões de refugiados ucranianos que foram forçados a emigrar para terras vizinhas;[1] o inquietante pronunciamento do Secretário de Estado Norte-Americano, Antony Blinken, que busca esclarecer a tergiversação entre a Rússia e a Ucrânia, assinalando que não há “sinais de verdadeira seriedade” entre as tratativas diplomáticas pelo fim da guerra;[2] a volubilidade financeira que tem assolado muitos países, europeus e americanos, como decorrência das sanções impostas à Rússia, etc.

Tudo isso aponta para uma situação bastante indesejada pelo homem contemporâneo: a instabilidade e o medo.

Esses incidentes – para chamá-los assim – têm, entretanto, o valor de sinais. São meras tentativas de ajeitar ou reformar uma situação cujo desenlace parece ignorado até pelos seus próprios promotores; e que têm se mostrado tão ineficazes quanto numerosas.

No entanto, o problema maior é que muitos deixam de assestar sua objetiva com a verdadeira e única lente capaz de indicar-lhes o alvo (a solução): Deus.

Se o homem parece resvalar encosta abaixo, não seria este o momento para recordar-lhe aquelas verdades mais sobrenaturais que humanas encerradas na Imitação de Cristo? “Se agora parece que sucumbes e passas por uma confusão que não mereceste, não te irrites por isto, […] ergue teus olhos ao céu, para Mim, que te posso livrar de toda a confusão e injúria e dar a cada um conforme a sua obra”.

Tais malogros, longe de fazerem mal, produzirão o bem; qual remédio – amargo e, por vezes, indigesto – curarão não poucas moléstias em que se vê atolada grande parcela dos homens (católicos).

Tu leitor, há quanto não vias tanta gente rezando com braços em cruz, piedosamente, – e aqui friso a importância do advérbio, piedosamente –, pelo futuro da humanidade?

Contudo, se no passado houvesses também tu rezado pelo presente, teríamos nós a situação de hoje?

* * *

Quiçá rememorando certa verdade esquecida se possa elucidar a etiologia das catástrofes humanas e naturais de que temos sido alvo: a virtude social da piedade e a da religião compõem a panóplia das virtudes anexas da justiça, segundo ensina a Escolástica. [3]

Em primeiro lugar, a justiça para com Deus, prestando-lhe o culto devido, a religião. Em segundo lugar, a piedade para com os homens, mediante uma honesta atividade na grande rede de deveres que uns têm (ou devem) aos outros, consoante ao grau de hierarquia correspondente a cada indivíduo.

Neste sentido, se falta a religião para com Deus, como poderá haver a piedade entre os homens? As desventuras sociais serão consequências dessa imperfeição.

Como um antídoto, que da atual impiedade entre os homens possa ressurgir a religião para com Deus; desde que também tu, leitor, sejas capaz de reconhecer tua trilha errada – se nela estiveres. E, nesse caso “o progresso significará dar meia-volta e retornar ao caminho certo”,[4] promovendo que do mal da guerra renasçam a estabilidade e a ordem, bens que só a virtude é capaz de alcançar.

 

Por Bonifácio Silvestre.


[1] Cf. Dados fornecidos pela Europa press.

[2] Cf. www.clarin.com/mundo/guerra-rusia-ucrania.

[3] Cf. SANTO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. II-II, q. 101, a. 1. São Paulo: Loyola, 2012, 3. ed., v. 3-5.

[4] LEWIS, C. S. Cristianismo puro e simples. Trad. Gabriele Greggersen. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017, p. 60.

The post “Dar meia-volta e retornar ao caminho certo” appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Oração, jejum e misericórdia

No tempo da Quaresma, a Igreja nos propõe de modo especial a prática de...

Sínodo não tratará do celibato, mas do acesso das mulheres ao diaconato

Em uma carta enviada ao Cardeal Grech, secretário geral do Sínodo, Papa Francisco destaca...

Bispo Auxiliar de Bogotá, novo Secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores

“ confio nos membros desta Comissão para a tutela eficaz dos menores e dos...

EUA: Arcebispo de Denver promove procissão eucarística em frente a clínica de aborto

Em 2016, Dom Samuel Aquila, já havia presidido uma procissão eucarística ao redor de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...