InícioSem categoriaDocumentário: Nossa Senhora de Lourdes

Documentário: Nossa Senhora de Lourdes

Published on

[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=rFNPAeibkX8[/bmto]

Trecho do documentário da History Channel sobre as Aparições de Nossa Senhora de Lourdes.
Como não é um material de produção católica pedimos que desconsiderem qualquer erro ou comentário inoportuno.

Nota:

A ofensiva das críticas, calúnias e detração contra os milagres de Lourdes favoreceu o aparecimento de um órgão que tinha como encargo constatar, com todo rigor
científico, a autenticidade e a natureza dos milagres acontecidos em Massabielle.
Era a Comissão Médica de Lourdes, criada por Dom Laurence, Bispo
diocesano de Tarbes-Lourdes, em 28 de julho de 1858.

Anualmente, milhares de pessoas deixam suas casas e seguem até o Santuário, erguido em honra a Nossa Senhora para pedir graças, a cura de uma doença ou agradecer por ter conseguido superar uma enfermidade.

Nesta reportagem especial você vai conhecer um pouco mais sobre o
Escritório Médico do Santuário de Lourdes que anualmente recebe
dezenas de pessoas que se sentem curadas após sua peregrinação.
Mas existem médicos que analisam minunciosamente cada
caso antes de passá-lo adiante
Muitos acreditam que se operou um milagre em suas vidas, mas para a Igreja reconhecer que realmente houve a “assinatura de Deus” nesta cura, existe um longo e minuncioso processo.

Tudo começa no Escritório de Constatações Médicas, um organismo criado em 1880 que tem como principal objetivo, avaliar todos os casos que se apresentam como uma cura milagrosa.

Dr. Thales Gouveia Limeira é médico hematologista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Ele é um dos muitos médicos espalhados pelo mundo inscritos no escritório de Lourdes e que recebe informações sobre os casos que são apresentados e que estão sendo avaliados.

Ele explica que se uma pessoa vai à Lourdes e “acha que obteve a cura de uma doença, ela se apresenta e relata o que aconteceu. Muitas vezes essa cura é uma coisa que não há como investigar como por exemplo: a cura de uma dor de cabeça tomando água da fonte de Lourdes”.

Quando o escritório recebe uma pessoa que se diz curada de uma enfermidade graças a um milagre, imediatamente é emitido um aviso a todos os hotéis e pousadas de Lourdes, convocando os médicos que estão na cidade para comparecerem ao Bureau para conhecerem e examinarem a pessoa.

Lourdes da época.jpg
“Todos os médicos que estão em Lourdes são convidados, independente de sua convicção religiosa. A única coisa que se pede é que sejam honestos e atestem o que realmente viram. A pessoa fica à disposição e pode ser examinada, pode-se medir a pressão e fazer o exame de olho de fundo e ao final, o médico deve escrever o que realmente presenciou”, explica Dr. Thales.

Passada esta primeira avaliação é necessário observar se a doença não apresenta uma recaída, ou seja, a cura tem que ser estável. Se os médicos decidirem pela continuação do processo, ele fica arquivado pelo período de um ano.

Durante este tempo, a pessoa tida como “curada”, fica sob a observação de um médico designado pela comissão. Caberá a este especialista colher testemunhas e solicitar ao investigado, a realização ou não de novos exames para constatar se de fato, a cura é definitiva.

Apesar de todo este processo, esta ainda é considerada a fase mais fácil. Isso porque em se dando continuidade a investigação, a fase seguinte é mais criteriosa: a investigação canônica.

Dr. Thales explica que todo este processo que foi estudado até o momento, é encaminhado ao bispo da diocese onde o miraculado reside que vai instituir uma Comissão Canônica composta por alguns padres – muitos deles bem rigorosos – para se verificar a vida deste indivíduo. “Eles querem saber tudo, desde se a pessoa está procurando a auto-promoção como esta suposta cura, se a sua situação de família é estável, se sua vida familiar é correta, se a relação com os filhos, com a esposa, com os parentes funciona, muitas vezes, comparando o antes e o depois, se este indivíduo comparece a Missa, se ajuda os pobres, enfim, saber se aquela cura aconteceu num contexto em que se possa dizer que houve um milagre”.

Calcula-se que anualmente cerca de três milhões de pessoas vão a Lourdes em peregrinação. Desde o início das aparições em 1858, 300 milhões de peregrinos foram até o Santuário sendo 20 milhões de doentes que passaram pelos nove hospitais especializados na cidade. No entanto, até agora, apenas 67 curas foram reconhecidas pela Igreja como milagrosas, embora duas mil tenham sido reconhecidas pelos médicos. Pode-se dizer que a cada dois anos, acontece um milagre em Lourdes.

Os milagres reconhecidos podem ser encontrados no link: http://www.arautos.org/especial/24116/Os-milagres-de-Lourdes.html

Últimas Notícias

A inusitada nomeação do novo bispo coadjutor de Pequim

Trata-se de um bispo coadjutor de 54 anos, designado para auxiliar e suceder um...

Reitor de Seminário menor é sequestrado na Nigéria

O Padre Thomas Oyod se ofereceu para ser levado pelos sequestradores no lugar de...

País de Gales: Parlamento rejeita a legalização do suicídio assistido

O Arcebispo Mark O’Toole de Cardiff-Menevia expressa satisfação pela não legalização do suicídio assistido. Foto:...

São Petrônio – bispo

Os bolonheses (chamados também petronianos, porque a cidade está muito vinculada ao nome do...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...