InícioNotícias da IgrejaEvangelho e Direito Canônico: há compatibilidade?

Evangelho e Direito Canônico: há compatibilidade?

Published on

Toda sociedade depende de regramentos, sem os quais, a congregação humana esboroa-se.

Foto: Wikipedia/ Por Ktr101, CC BY-SA 3.0

Foto: Wikipedia/ Por Ktr101, CC BY-SA 3.0

Redação (11/06/2024 10:25, Gaudium Press) Haverá alguma antinomia entre o Evangelho e o Direito Canônico? De certo, nenhuma! Ora! Não são as obras deveras imprescindíveis à salvação dos homens? Sim, sem dúvida (cf. Tg 12, 14-26). E como praticá-las? E quais? Prescreve-as o direito em geral; não apenas o ordenamento da Igreja. A dimensão jurídica corresponde aos comportamentos e é exatamente através das atitudes de amor que o homem cumpre sua vocação e logra agradar a Deus (cf. Jo 13, 34). Desta feita, o direito canônico surde qual portentoso adminículo soteriológico, pois especifica os atos a serem praticados, todos com vistas à salvação das almas, a suprema lei na Igreja, consoante reza o cânon 1752.

Completo absurdo contrapor a Igreja da caridade à Igreja do Direito! Aquela não existe sem esta. Toda sociedade depende de regramentos, sem os quais, a congregação humana esboroa-se. É óbvio ululante que o direito penal canônico constrange. Mas é necessária a existência de sanções no grêmio da Igreja, uma vez que, desafortunadamente, perpetram-se delitos, além dos pecados. Neste diapasão, sentem-se mais constrangidos os celerados, não os bons católicos.

O próprio divino fundador da Igreja emanou leis. Se não, vejamos. Jesus erigiu a instituição do primado de São Pedro, outorgando a este apóstolo o ofício de chefe da comunidade incipiente (Mt 16, 18-20). Além disso, Jesus prescreveu que os apóstolos percorressem as plagas, batizando todas as gentes em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19-20).

Há plena e frutuosa compatibilidade entre o Evangelho e o Direito Canônico! Não apenas isso! É mister observar que sem o direito canônico, a Igreja não existiria. Demais, sem o ordenamento jurídico eclesial, faltariam parâmetros para a prática das boas obras, as quais não se circunscrevem ao âmbito legal, porém o Código Canônico abrange muitas delas.

 Por fim, toda vez que adimplimos as “saudáveis” leis do Estado – há leis iníquas, que não devem ser observadas –, também agradamos a Deus e nos santificamos. Com efeito, o comportamento faz toda diferença e consiste no critério final de salvação, o “vestibular do céu”, como dizia o Cônego Segú, meu professor, reportando-se à perícope do Evangelho segundo São Mateus, conhecida como “juízo final” (cf. Mt 25, 31-46).

Por Edson Luiz Sampel

Professor do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina.

Presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da 116ª Subseção da OAB-SP.

The post Evangelho e Direito Canônico: há compatibilidade? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Sexta-feira da 1ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor descerá com...

São Nicolau – bispo

De são Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos grande número de...

Nicarágua expulsa todas as religiosas do país

As organizações sem fins lucrativos das religiosas foram canceladas. Todas as suas propriedades serão...

50 chefes de Estado na reabertura da Notre-Dame: só faltará o Papa

Muitos questionam não tanto a presença de um presidente, mas a ausência do chefe...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...