Évora: Arcebispo convida a optar “com criatividade” por uma catequese menos “escolar”, “extracurricular”

Must Read

Ataques contra igrejas no Chile fizeram parte de ritual satânico, assegura exorcista

Segundo o Padre Luis Escobar, são abundantes os sinais satânicos presentes nesses atos, o que destaca a existência de...

Medjugorge: Santa Sé excomunga padre “diretor espiritual” dos videntes

Tomslav Vlasic está proibido de “participar –de qualquer forma– como ministro na celebração da Eucaristia ou qualquer outra cerimônia...

Universitários americanos organizam consagração a Nossa Senhora em todo o país

Basta uma faísca para iniciar um incêndio: universitários da Flórida querem espalhar pelo país a chama da devoção a...


Dom Francisco recomenda seus diocesanos a optar, “com criatividade, por uma catequese da qual desapareça a sua vertente demasiado escolar”.

Dom Francisco recomenda seus diocesanos a optar, “com criatividade, por uma catequese da qual desapareça a sua vertente demasiado escolar”.

Évora – Portugal (o7/10/2020, 17:00, Gaudium Press) Dom Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, em Portugal, escreveu uma carta pastoral aos seus diocesanos, elogiando o esforço das comunidades católicas perante os desafios da pandemia e convidando a realizar mudanças na catequese.

No comunicado de Imprensa distribuído hoje, Dom Francisco José Senra Coelho sublinha o “momento especial” em que o mundo se encontra, desejando que “a situação provocada pela Covid-19 seja uma oportunidade” que se “abra as janelas”.

Optar “com criatividade, por uma catequese da qual desapareça a vertente demasiado escolar”

Dom Francisco recomenda seus diocesanos a optar, “com criatividade, por uma catequese da qual desapareça a sua vertente demasiado escolar” e se aproveite a ocasião para recomeçar a “catequese de novo e com moldes novos”.

Ajudar os pais a entender a ligação entre a catequese e a Eucaristia Dominical

O arcebispo afirma que é fundamental que o pároco e os catequistas “ajudem os pais das crianças e adolescentes” a entender “a ligação estreita entre a catequese e a Eucaristia Dominical”.

Dom Francisco recomenda que, até à celebração da Primeira Comunhão, a família ou pelo menos alguém da família acompanhe regularmente a criança à Missa, de modo a que ela se vá tornando em “discípula missionária”.

(Foto Arquidiocese de Évora)

Catequese: o que é rever na prática e na vivência da transmissão da Fé

À pergunta a propósito do que é preciso “rever na prática e na vivência” da “transmissão da fé às novas gerações, através da Iniciação Cristã”, o Arcebispo de Évora aponta algumas questões a mudar:
“demasiada escolarização da catequese”; “redução da catequese a experiências mais marcadas pela informação do que pela formação de personalidades autenticamente cristãs” e “verificação da pobreza dos encontros pessoais dos catequizandos com o Senhor ressuscitado”.

Nas catequeses virtuais: “não propor matérias que nada tenham a ver com a Iniciação da Fé”

Se a “catequese de modo presencial” não for possível devido às orientações e determinações das autoridades competentes, Dom Francisco convida os padres e catequistas a continuarem “com o itinerário catequético previsto no catecismo, não propondo matérias digitais que nada tenham a ver com o caminho que se esteja a percorrer na Iniciação da Fé”.

No documento, o arcebispo de Évora refere que a opção é a “catequese presencial, que tenha continuidade na família” e que os catequistas devem “seguir as catequeses preparadas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, com a ajuda dos meios informáticos que estão ao dispor”.

“A catequese não é nem poderá ser vista como mais uma atividade extracurricular”, destaca o Arcebispo.

The post Évora: Arcebispo convida a optar “com criatividade” por uma catequese menos “escolar”, “extracurricular” appeared first on Gaudium Press.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + 3 =

Latest News

Ataques contra igrejas no Chile fizeram parte de ritual satânico, assegura exorcista

Segundo o Padre Luis Escobar, são abundantes os sinais satânicos presentes nesses atos, o que destaca a existência de...

Medjugorge: Santa Sé excomunga padre “diretor espiritual” dos videntes

Tomslav Vlasic está proibido de “participar –de qualquer forma– como ministro na celebração da Eucaristia ou qualquer outra cerimônia de culto público. Bréscia – Itália...

Universitários americanos organizam consagração a Nossa Senhora em todo o país

Basta uma faísca para iniciar um incêndio: universitários da Flórida querem espalhar pelo país a chama da devoção a Maria para conduzir almas a...

“Morte ao Nazareno”: Novo grito de “Crucifica-o!”?

Declarar “morte ao Nazareno” é uma frase que demonstra um ódio total à Santa Igreja Católica e seus ensinamentos ao longo dos séculos. Redação (26/10/2020...

Papa no Angelus: o verdadeiro amor ao próximo baseia-se no amor a Deus

Não é verdadeiro amor a Deus o que não se expressa no amor ao próximo; não é amor verdadeiro ao próximo o que não...

More Articles Like This