InícioNotícias da Igreja“Fomos criados para sermos homens e mulheres eucarísticos”, recorda Papa Francisco

“Fomos criados para sermos homens e mulheres eucarísticos”, recorda Papa Francisco

Published on

O Pontífice seguiu seu ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes exortando aos fiéis para que peçam ajuda ao Senhor “para que todas as formas de gula não tomem conta de nossas vidas”.

Fomos criados para sermos homens e mulheres eucaristicos recorda Papa Francisco 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (10/01/2024 15:18, Gaudium Press) Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 10 de janeiro, o Papa Francisco continuou o ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes. A reflexão do Pontífice concentrou-se no pecado da gula.

Fomos criados para sermos homens e mulheres eucaristicos recorda Papa Francisco 2

Foto: Vatican Media.

Jesus é o Messias que vemos muitas vezes à mesa

Recordando o primeiro milagre de Jesus, quando ele transformou água em vinho nas bodas de Caná, o Papa destacou que, diferente de São João Batista, “lembrado pela sua ascese, enquanto ele comia o que encontrava no deserto, Jesus é o Messias que vemos muitas vezes à mesa”.

Esse comportamento causava escândalo, porque além de ser benevolente com os pecadores, Ele comia com eles. “Este gesto demonstrava o seu desejo de comunhão e proximidade com todos. Jesus quer que sejamos alegres na sua companhia; mas quer também que participemos de seus sofrimentos, que são também os sofrimentos dos pequenos e dos pobres. Jesus é universal”, ressaltou.

Fomos criados para sermos homens e mulheres eucaristicos recorda Papa Francisco 3

Foto: Vatican Media.

A má relação com a comida é a raiz de muitas doenças

Em seguida, Francisco alertou para a necessidade de se ter uma boa relação com a alimentação e que nossa atenção não deve estar voltada unicamente para a comida em si. “Quando uma pessoa tem um relacionamento desordenado com a comida, come apressadamente, come com vontade de se saciar, mas nunca se sacia: é escrava da comida”, explicou.

Segundo o Pontífice, a má relação com a comida é a raiz de muitas doenças. “Comemos demasiado, ou demasiado pouco. Muitas vezes comemos sozinhos. Os distúrbios alimentares estão a espalhar-se: anorexia, bulimia, obesidade… Como Jesus ensinava, não são os alimentos em si que fazem mal, mas a relação que temos com eles”, advertiu.

Fomos criados para sermos homens e mulheres eucaristicos recorda Papa Francisco 4

Foto: Vatican Media.

Diz-me como comes e eu te direi que alma tens

Para o Santo Padre, através da relação que cada um possui com a alimentação é possível perceber algo do nosso interior: “a empatia de quem sabe repartir a comida com o necessitado, ou o egoísmo de quem guarda tudo para si. Diz-me como comes e eu te direi que alma tens”.

Por fim, o Papa destacou que nós fomos criados para sermos homens e mulheres eucarísticos, capazes de agradecer, discretos no uso da terra, porém nos transformamos em predadores, “atualmente estamos nos dando conta de que essa forma de gula tem causado muitos danos ao mundo. Peçamos ao Senhor que nos ajude no caminho da sobriedade para que todas as formas de gula não tomem conta de nossas vidas”. (EPC)

The post “Fomos criados para sermos homens e mulheres eucarísticos”, recorda Papa Francisco appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...