InícioNotícias da IgrejaHavaí: Igreja católica intacta após os incêndios que atingiram a região

Havaí: Igreja católica intacta após os incêndios que atingiram a região

Published on

Postagens nas redes sociais compartilhadas por moradores e pessoas no local dão uma ideia do estado atual da igreja.

Foto: James Ortiz/ facebook

Foto: James Ortiz/ facebook

Redação (13/08/2023 20:20, Gaudium Press) Diversos incêndios, propagados rapidamente por ventos fortes e alimentados pela vegetação seca, varreram a ilha do Havaí. A cidade de Lahaina – que já foi a capital do Reino do Havaí e conta com menos de 13.000 habitantes – foi particularmente destruída.

Enquanto os incêndios devastavam a região de Lahaina, uma estrutura histórica permaneceu intacta, a Igreja Católica Maria Lanakila.

Postagens nas redes sociais compartilhadas por moradores e pessoas no local dão uma ideia do estado atual da igreja. Vídeos e imagens mostram o terreno ao redor da igreja queimado pelas chamas, mas a estrutura principal desta parece ainda estar intacta e em boas condições.

O sacerdote Terrence Watanabe, vigário de Maui e Lanai, disse que há evidências fotográficas que o edifício sobreviveu, acrescentando que o santuário e a reitoria da igreja estão intactos.

“Para nós, é um milagre”, sublinhou o Pe. Watanabe na quinta-feira. “Quando vimos a notícia, e vimos o campanário da igreja elevar-se acima da cidade, foi uma ótima visão.”

De acordo com o site da igreja, seu nome, Maria Lanakila, significa “Nossa Senhora da Vitória”. Ela está localizada no centro de Lahaina, que é o berço da Fé na ilha de Maui. A Igreja foi fundada em 1846 pelo padre Aubert da Congregação dos Sagrados Corações de Maria e Jesus. Foi oficialmente dedicado em 8 de setembro de 1858.

Antes dos incêndios devastarem a região, a igreja oferecia um grande número de serviços, incluindo missas em latim, casamentos para visitantes e a Escola Sagrados Corações.

O telhado de madeira da igreja parece ter sofrido alguns danos. “Não saberemos até chegarmos lá e fazermos uma avaliação”, destacou o Pe. Watanabe ao jornal Honolulu Star-Advertiser.

No entanto, a igreja protestante Waiola de 200 anos não teve a mesma sorte, e foi destruída pelo fogo.

The post Havaí: Igreja católica intacta após os incêndios que atingiram a região appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...