InícioNotícias da IgrejaIgreja Católica na Suíça apresenta relatório sobre abusos sexuais

Igreja Católica na Suíça apresenta relatório sobre abusos sexuais

Published on

A Igreja Católica na Suíça divulgou o primeiro relatório nacional sobre os abusos sexuais ocorridos em seu seio. O documento foi elaborado sob a supervisão de um comitê de pesquisa da Universidade de Zurique

Relatorio sobre a Liberdade Religiosa no Mundo sera apresentado este mes 2

Redação (12/09/2023 14:30, Gaudium Press) A Igreja Católica na Suíça divulgou o primeiro relatório nacional sobre os abusos sexuais ocorridos em seu seio. O documento de 136 páginas foi elaborado sob a supervisão de um comitê de pesquisa da Universidade de Zurique e apresentado à imprensa neste 12 de setembro.

Foram compilados, por meio do trabalho das historiadoras Marietta Meier e Monika Dommann, mais de mil casos de abuso, envolvendo 921 vítimas entre 1950 e 2022. Dentre essas vítimas, 56% são do sexo masculino, e 74% dos crimes envolveram pedofilia, cometidos por 510 pessoas diferentes.

Fontes de informação

Este é o primeiro documento de uma série de relatórios “de acompanhamento”, principalmente abordando o período de 2014 até 2026; outros relatórios estão previstos para os próximos anos. A principal fonte de informações para o relatório apresentado nesta terça-feira foi composta pelos arquivos confidenciais, bem como pelos registros dos comitês especializados em “Abusos Sexuais” da Conferência Episcopal Suíça e das dioceses.

Os arquivos públicos e privados foram utilizados de forma secundária. Para os futuros relatórios, outras fontes de informação também serão consultadas. A comissão de estudos propõe uma série de medidas preventivas e orientações para as autoridades eclesiásticas.

Minimização dos fatos e silenciamento das vítimas

Lorraine Odier, uma das pesquisadoras do grupo de estudo, destacou dois pontos importantes identificadas durante os trabalhos de pesquisa: em primeiro lugar, a minimização e o silenciamento dos fatos por parte das autoridades eclesiásticas quando informadas dos casos, e, em segundo lugar, a priorização da defesa da imagem da Igreja em detrimento da proteção das vítimas.

Algumas vítimas veem a publicação do relatório como um passo importante e um sinal de que a Igreja está comprometida em enfrentar essa questão. No entanto, outras críticas surgem, como no caso de Marie-Jo Aeby, vice-presidente da associação SAPEC, que auxilia pessoas abusadas por membros do clero na Suíça. Ela observa que o Dicastério da Doutrina da Fé se recusou a abrir seus arquivos para contribuir com o projeto suíço.

A resposta prática da Igreja Católica

Por sua parte, a Igreja Católica propõe uma série de medidas para evitar novos casos de abuso, incluindo a criação de uma entidade nacional para notificação e apoio às vítimas, embora os detalhes específicos ainda não estejam definidos. Até o momento, as instituições têm operado de maneira autônoma e descentralizada. Dom Bonnermain, responsável eclesiástico na constituição do dossier, também anunciou medidas mais restritivas e avaliações psicológicas para os futuros sacerdotes, diáconos e qualquer outra pessoa ativa na Igreja.

Com a divulgação deste relatório, a Suíça segue o exemplo de outros países europeus, como França, Portugal e Itália, que estabeleceram comissões de estudo sobre os abusos sexuais na Igreja e medidas de prevenção e reparação desses crimes. (FM)

The post Igreja Católica na Suíça apresenta relatório sobre abusos sexuais appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

2º Dia na Oitava de Natal

SANTO ESTÊVÃO DIÁCONO E PROTOMÁRTIR (vermelho, glória, pref. do Natal – ofício da festa) Abriram-se as portas...

Santo Estêvão – primeiro mártir

Depois de Pentecostes os apóstolos dirigiram o anúncio da mensagem cristã aos mais próximos,...

Natal do Senhor (Missa do dia): “Se não vos tornardes como meninos não entrareis no Reino dos Céus”

Quer na Gruta de Belém, quer durante sua vida familiar, Jesus foi o divino...

Sacerdote jesuíta Matt Malone pede dispensa do estado clerical

O ex-editor-chefe da revista America, sacerdote jesuíta, Matt Malone, solicitou dispensa do estado clerical...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...