Home / Notícias da Igreja / Leão XIV convida os institutos religiosos a renovarem o espírito missionário

Leão XIV convida os institutos religiosos a renovarem o espírito missionário

Os participantes dos Capítulos Gerais de oito institutos religiosos foram recebidos pelo Papa Leão XIV, em Castel Gandolfo, neste sábado, 12 de julho. Agradecendo-lhes pelo trabalho e pela presença fiel em muitas partes do mundo, o Papa os convidou a pedir ao Senhor a graça de “serem dóceis à voz do seu Espírito, que tudo ensina”.

Foto: Vatican news/ Vatican media

Foto: Vatican news/ Vatican media

Redação (12/07/2025 18:20, Gaudium Press) “Abrace a maravilhosa aventura de seguir mais de perto a Cristo”. O Papa Leão XIV dirigiu hoje esta exortação aos religiosos e religiosas em Castel Gandolfo, onde está passando suas férias de verão.

Embora os papas geralmente tenham poucos encontros durante sua estadia na cidade à beira do lago, a sudeste de Roma, o Santo Padre deu as boas-vindas aos participantes dos capítulos gerais do Pontifício Instituto Missionário Estrangeiro (PIME); as Religiosas Mestras Filippini; as Religiosas Mestras Venerini; as Filhas da Igreja; as Irmãs Oblatas Salesianas do Sagrado Coração; e as Irmãs Franciscanas de Santa Ângela (Franciscanas Angelinas), o Instituto Oblatas de Jesus e Maria e as Religiosas Filhas de Maria das Pias Escolas (Escolápias).

Reunidos em Roma para rezar, discutir e refletir sobre questões relacionadas à vida religiosa e sobre “o que o Senhor espera” deles para o futuro, os membros dos Capítulos Gerais de oito institutos religiosos, bem como os superiores, foram recebidos pelo Papa Leão XIV pela manhã, no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

As diretrizes de trabalho escolhidas durante o tempo de preparação, “em oração e escuta mútua”, são, segundo o Papa, “um dom precioso, pois são frutos do Espírito”. Enfatizando a intervenção do Espírito Santo, o Santo Padre fez questão de salientar que “é Ele quem, graças à contribuição de muitos, sob a condução dos Pastores, ajuda a comunidade cristã a caminhar na caridade rumo à plena verdade”. É preciso, portanto, pedir ao Senhor a graça de “ser dóceis à voz do seu Espírito, que tudo ensina” e “sem a ajuda do qual, em nossa fraqueza, nem mesmo sabemos o que pedir”.

Leão XIV lembrou o empenho dos fundadores e fundadoras desses institutos religiosos, que foram “dóceis à ação do Espírito Santo”, em “deixar um legado de diversos carismas para a edificação do Corpo de Cristo”. Esse legado deve crescer de acordo com os desígnios de Deus, afirmou.

A oferta de si mesmo em união com o Sacrifício de Cristo, a missão ad gentes, o amor pela Igreja preservado e transmitido, a educação e a formação dos jovens, “são diferentes maneiras de expressar de forma carismática a única e eterna realidade: o amor de Deus pela humanidade”, sublinhou o Papa.

Com base nas orientações formuladas pelos participantes dos Capítulos Gerais, o Santo Padre encorajou a renovar um autêntico espírito missionário, a enraizar a esperança em Deus, mantendo viva no coração a chama do Espírito. Leão XIV também exortou a promover a paz e a cultivar a corresponsabilidade pastoral nas Igrejas locais. “Estar ao lado deles neste momento nos ajuda a compreender a riqueza de pertencer a uma comunidade”, especialmente como “religiosos, comprometidos na mesma e maravilhosa aventura de seguir Cristo mais de perto”.

Foi com esse espírito que esses Institutos surgiram e, para o Sumo Pontífice, “é preciso envidar todos os esforços para que eles contribuam, com pequenas luzes, para espalhar por toda a terra a luz de Cristo, que nunca se apaga”. Concluindo sua intervenção, o Papa saudou o trabalho já realizado, mas também “a presença fiel” dos Institutos religiosos em muitas partes do mundo.

The post Leão XIV convida os institutos religiosos a renovarem o espírito missionário appeared first on Gaudium Press.