Cinco destas associações, canceladas por supostas irregularidades pelo regime de Ortega, são de cunho religioso.
Redação (28/02/2024 11:12, Gaudium Press) Uma espoliação silenciosa, realizada de forma sistemática, está gradualmente eliminando do cenário da Nicarágua diversas associações católicas e cristãs, além de outras.
Há apenas dez dias, o governo nicaraguense declarou ilegais e confiscou os bens mais de dez organizações, incluindo os escoteiros e a Fraternidade Missionária do Fiat de Maria.
Ontem, dia 27 de fevereiro, em um novo episódio, foram interditadas mais dez entidades – fundações, associações religiosas, inclusive uma católica, universidades e organizações não governamentais.
O Ministério do Interior emitiu um decreto anulando a personalidade jurídica dessas associações sem fins lucrativos, alegando (sempre a mesma coisa…) violações e irregularidades na apresentação das demonstrações financeiras. Até o registro da Universidade de Administração e Comércio ‘Maria Guerrero’ também foi cancelado.
Em 16 de janeiro, 16 ONGs também foram declaradas inadimplentes, dez das quais eram católicas ou evangélicas. De acordo com fontes oficiais, nove delas enfrentam a mesma acusação de não cumprir os regulamentos que as regem.
Desde 2018, mais de 3.500 partidos políticos, associações sem fins lucrativos e ONGs foram suprimidos sob acusações de violar as leis nacionais.
Com informações Vatican news
The post Nicarágua: ditadura cancela mais 10 associações appeared first on Gaudium Press.