InícioNotícias da IgrejaNossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês

Published on

Hoje, 24 de setembro, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora sob a invocação de Nossa Senhora das Mercês.

Redação (24/09/2022 12:27, Gaudium Press) A invocação e devoção a Nossa Senhora das Mercês vem da Idade Média. Naquela época, milhares de cristãos eram aprisionados por piratas mouros no Mar Mediterrâneo ou nas regiões costeiras, e encerrados em sombrias masmorras ou vendidos como escravos nas cidades maometanas sob risco de perderem sua fé católica.

O milagre das Cadeias de São Pedro, narrado nos Atos dos Apóstolos, serviu de inspiração para a fundação de uma ordem religiosa com o objetivo de resgatar esses infelizes cativos:

“Pedro dormia entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Um anjo do Senhor resplandeceu no cárcere e, tocando-o, disse: Levanta-te, e segue-me. E as correntes caíram das suas mãos (…) Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo” (cf. At 12, 6-10).

Em homenagem a este milagre, a Igreja estabeleceu a festa das Cadeias de São Pedro, comemorada no dia 1º de agosto. Justamente nesta festa, no ano 1218, Nossa Senhora apareceu a São Pedro Nolasco e lhe disse ser do agrado de Deus a fundação de uma congregação com o título de Nossa Senhora das Mercês, para o resgate dos cativos cristãos.

Ele foi logo comunicar o fato a São Raimundo de Peñafort, o qual declarou ter recebido a mesma graça da Mãe de Deus. Pouco depois, foram os dois tratar com o Rei Jaime sobre os meios para levar avante a fundação, e este lhes informou que também a ele a Santíssima Virgem havia aparecido, fazendo idêntica comunicação.

Assim, graças a uma conjugação de fatores sobrenaturais, e ajudada pelo prestígio de São Raimundo, foi fundada, em 10 de agosto de 1218, a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, conhecida como a dos “Mercedários”, dedicada às obras de misericórdia, especialmente com os cativos.

A palavra mercê significa: misericórdia, ajuda, caridade. Esta comunidade religiosa se desenvolveu rapidamente, atraindo para suas fileiras numerosos fidalgos da França, Alemanha, Inglaterra e Hungria, e tem ajudado prisioneiros há muitos séculos.

Lembremos que aqueles que ajudam os cativos ouvirão de Cristo no dia do Juízo: “Quando estive na prisão, fostes visitar-me […]”todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25, 40).

Afinal, somos todos prisioneiros do pecado original e dos nossos próprios pecados, e por isso podemos ter Nossa Senhora das Mercês como nossa padroeira, para que nos liberte desse cativeiro.

The post Nossa Senhora das Mercês appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Mil crismandos de Gênova são recebidos pelo Papa no Vaticano

O numeroso grupo de crismandos peregrinou até Roma, em uma viagem de oito horas,...

Nicarágua: proibidas procissões de Nossa Senhora de Fátima nas ruas

A comemoração de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio, que incluía...

Irmãs Carmelitas de Cebu comemoram 75 anos de fundação

Em novembro do ano passado, a Ordem dos Carmelitas Descalços celebrou os seus 100...

Irmã Viktoriya atende crianças abaladas pela guerra na Ucrânia

A religiosa criou o projeto “Anjos da Alegria”, que ajuda crianças que perderam seus...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...