InícioNotícias da Igreja“Nunca se deve dialogar com o diabo”, adverte Papa Francisco

“Nunca se deve dialogar com o diabo”, adverte Papa Francisco

Published on

“Quando vem uma tentação, não dialogar nunca, mas fechar a porta, fechar a janela, fechar o coração e assim nos defendemos dessa sedução, porque o diabo é astuto, é inteligente”, alertou.

Nunca se deve dialogar com o diabo adverte Papa Francisco 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (27/12/2023 16:56, Gaudium Press) Na Audiência Geral desta quarta-feira, 27, a última do ano, o Papa Francisco introduziu um novo ciclo de catequeses sobre o tema ‘Vícios e virtudes. Guardar o coração’. Abordando a história de Adão e Eva, narrada no livro do Gênesis, o Santo Padre explicou que a dinâmica do mal e da tentação é apresentada logo no início da Bíblia através da representação da serpente.

Segundo o Pontífice, a serpente é um animal insidioso que seduz, se move lentamente, rasteja silenciosamente e muitas vezes sua presença não é percebida, significando grande perigo. Em seu diálogo com Adão e Eva, a serpente faz uma pergunta maliciosa: “É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?”. Entretanto, a verdade é que Deus ofereceu todos os frutos do jardim, exceto os da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Nunca se deve dialogar com o diabo adverte Papa Francisco 2

Foto: Vatican Media.

O orgulho é o início de todos os males

Francisco explicou que esta proibição era uma medida de sabedoria. “Como se (Deus) dissesse: reconheça o limite, não se sinta dono de tudo, porque o orgulho é o início de todos os males. O objetivo de Deus é preservar os progenitores, custódios da criação, da presunção da onipotência. Tornar-se senhor do bem e do mal é uma tentação, armadilha mais perigosa ao coração humano”, advertiu.

Em seguida, recordou que diante da ideia de um Deus não tão bom, que queria mantê-los submissos, Adão e Eva não resistiram à tentação e cederam. De acordo com o Santo Padre, “o mal não começa no homem de forma concreta, mas antes, em seus pensamentos”.

Nunca se deve dialogar com o diabo adverte Papa Francisco 3

Foto: Vatican Media.

Nunca devemos dialogar e nem discutir com o diabo

Por fim, o Papa frisou que nunca devemos dialogar e nem discutir com o diabo. Apresentando Jesus como exemplo, Francisco ressaltou que Cristo nunca dialogou com o mal, mas o expulsou, combatendo as tentações no deserto com a Palavra de Deus.

“Fiquem atentos! O diabo é um sedutor. Nunca dialoguemos com ele porque ele é mais esperto do que nós, e nos fará pagar. Quando vem uma tentação, não dialogar nunca, mas fechar a porta, fechar a janela, fechar o coração e assim nos defendemos dessa sedução, porque o diabo é astuto, é inteligente”, concluiu. (EPC)

The post “Nunca se deve dialogar com o diabo”, adverte Papa Francisco appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Congresso Eucarístico Nacional é realizado na Guatemala

Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento teve início na última quarta-feira, 10 de...

Beato Carlos de Blois: senhor feudal perfeito

Governador e patriarca da Bretanha – Noroeste da França –, aristocrata e batalhador que...

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como...

Incêndio na torre da Catedral de Rouen

As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...