Home / Notícias da Igreja / O Cardeal Raymundo Damasceno apresentou sua renúncia “irrevogável” ao cargo de Comissário Pontifício dos Arautos do Evangelho.

O Cardeal Raymundo Damasceno apresentou sua renúncia “irrevogável” ao cargo de Comissário Pontifício dos Arautos do Evangelho.

Nomeado em 21 de setembro de 2019 pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, ele exerceu a função desde então.

A renúncia foi divulgada pelo blog Infovaticana — especificamente sua seção Specola — e qualificada como unilateral e inapelável.

O cardeal brasileiro, nascido em Capela Nova em 1937, foi ordenado sacerdote em março de 1968 após estudos em Roma e assumiu diversos cargos ao longo da sua carreira, incluindo bispo auxiliar de Brasília, arcebispo de Aparecida (2004-2016), presidência do Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2011-2015) e do Conselho Episcopal Latino‑Americano (2007-2011).

A renúncia ocorre em meio à divulgação do livro O Comissariado dos Arautos do Evangelho – Crônica dos fatos 2017‑2025, de autoria do canonista José Manuel Jiménez Aleixandre e da doutora em filosofia Juliane Vasconcelos Almeida, que aborda os acontecimentos relativos ao comissariado dos Arautos.

Para saber mais sobre o livro e sobre os fatos ao qual levou toda essa polêmica, leia tambem https://catolicaconect.com.br/arautos-do-evangelho-um-navio-inabalavel-em-meio-as-tempestades/