É a primeira vez que um presépio brasileiro participa da exposição ‘100 Presépios no Vaticano’.
Cidade do Vaticano (12/12/2024 15:42, Gaudium Press) Pela primeira vez na história, um presépio brasileiro está participando da exposição ‘100 Presépios no Vaticano’, evento iniciado no dia 8 de dezembro e que seguirá na Colunata da Praça São Pedro até o dia 6 de janeiro de 2025.
A iniciativa, organizada pelo Dicastério para a Evangelização, faz parte da série ‘O Jubileu é Cultura’, em preparação ao Jubileu de 2025, e leva consigo uma mensagem de esperança ao recordar que a simplicidade da manjedoura é a essência da vida e da esperança universal.
Presépio inspirado na Encíclica ‘Laudato sì’
A representação do nascimento do Menino Jesus selecionada, intitulada ‘Esperança de Vida: Cuidado com a Criação’, foi a do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor em parceria com o Instituto Redemptor, a Artesa Design e as artesãs Eva Gomes e Fabiana Barrocas.
Inspirado na Encíclica ‘Laudato sì’, do Papa Francisco, o presépio foi confeccionado exclusivamente com materiais naturais e biodegradáveis, promovendo uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente, o compromisso com o uso responsável dos recursos naturais e a valorização do trabalho artesanal brasileiro.
Compromisso do Santuário com a promoção da Fé
“Sinto que o presépio alcançou seu principal destino no centro de peregrinação do catolicismo, o Vaticano, levando consigo toda a arte, o amor, a Fé e a brasilidade de nosso povo. Foi uma honra criar e manifestar junto à toda equipe os valores e virtudes da Sagrada Família”, comentou Fabiana Barrocas.
Ressaltando a importância do presépio, o reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, afirmou que “a presença do presépio na Exposição ‘100 Presépios no Vaticano’ representa o compromisso do Santuário com a promoção da Fé e da ecologia integral. Este projeto leva ao mundo a mensagem de que nossa espiritualidade está conectada ao cuidado com a nossa Casa Comum”. (EPC)
The post Presépio do Santuário Cristo Redentor é exposto no Vaticano appeared first on Gaudium Press.