InícioNotícias da IgrejaSão Bartolomeu, Apóstolo

São Bartolomeu, Apóstolo

Published on

No dia 24 de agosto, a Igreja celebra a festa de São Bartolomeu. Ele é o Natanael de que falam as passagens bíblicas.

Sao Bartolomeu Basilica de Santa Maria Minerva Roma gk mjvf 696x452 1

Redação (24/08/2023 10:53, Gaudium Press) Nosso Senhor caminhava pelo deserto com seus discípulos. Provavelmente iam de uma pregação a outra, admirando os feitos de seu Mestre. Caminhara sobre a água, transformara esta em vinho, prometera água viva que saciaria a sede. E que sede! Sob o sol da Judeia, iam eles ligeiramente desanimados, com o peso da tarde afetando seu caminhar.

Talvez não soubessem onde iam ficar àquela noite; caminhar com Jesus sempre foi indiretamente incerto; aliás, era isso que Ele pedia, em primeiro lugar: confiança na Providência Divina, como Ele se punha nas mãos do Pai.

Felipe, naquele dia, falara ao Mestre sobre um amigo seu, que provavelmente gostaria de conhecê-Lo. Com efeito, todos O admiravam: Jesus curava os leprosos com uma ordem e levantava os paralíticos com um olhar. Bastava pedir e acreditar: o resto Cristo fazia, inclusive vencer as leis da natureza. Felipe se lembrava dele ter dito: “Para quem tem a fé do tamanho do grão de mostarda, se disser a uma montanha: ‘sai daí e atira-te ao mar’, ela irá”. Do tamanho de um grão de mostarda, pensava ele.

Bartolomeu encontra-se com o Divino Mestre

De repente, rompendo seus pensamentos, Felipe vê seu grande amigo em uma extremidade do caminho, já na entrada da cidade. Animado, vira-se para Jesus para avisá-lo, mas Cristo já o tinha visto. Felipe não consegue explicar porque seu Mestre parou, mas o ouve confidenciar a seus discípulos: “Eis um israelita de verdade, sem falsidade”. São Bartolomeu, já vindo ao encontro de Jesus, consegue ouvir o elogio que Jesus lhe fez. Fica surpreso. “Como este rabino tão profundo, tão sério, tão comovente, o conhecia?”

Felipe o apresenta oficialmente: “Mestre, este é Natanael”. Mas esperar não era do feitio do novo convidado. Olhando para Jesus, que o fitava, pergunta: “Mestre, de onde me conheces?”

“Quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”, responde Jesus.

O que terá feito Natanael, debaixo da figueira, que, julgando estar sozinho, afirmou sua fé, sendo visto por Jesus? Que grandes questões terão percorrido Natanael no silêncio, na oração, e que foram respondidas por aquela troca de olhares com Jesus?

Felipe não entendeu, mas o que viu lhe tocou a alma. Natanael estava ajoelhado, com os olhos cheios de lágrimas: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. A partir dali, não se separou mais do Divino Mestre. Esteve com Ele em todos os momentos, sucumbiu ao medo, pediu perdão e, junto com seu grande amigo Felipe, aproximou-se de Nossa Senhora e recebeu junto a Ela o Pentecostes, indo pregar o Evangelho aos rincões no mundo. Hoje, mártir, São Bartolomeu é celebrado no Céu por legiões de anjos.

682px Das Martyrium des Hl. Bartholomaus

Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu vítima de esfolamento de toda a sua pele em Albanópolis, atual Derbent, na região russa do Daguestão, às margens do mar Cáucaso, a mando do governador. Na Capela Sistina, ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange (tipo de espada). Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.

Que São Bartolomeu – o qual mesmo longe da vista dos homens mantinha sua integridade – nos dê esta sua virtude: uma santidade a toda prova.

Texto extraído, com adaptações, de arautos.org.

The post São Bartolomeu, Apóstolo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...