InícioNotícias da IgrejaSeis verdades sobre as Almas do Purgatório relembradas no dia do “Padroeiro...

Seis verdades sobre as Almas do Purgatório relembradas no dia do “Padroeiro das Almas”

Published on

No dia de São Nicolau de Tolentino, “Padroeiro das Almas”, vale a pena recordar citações bíblicas, a voz dos santos e a proteção dessas benditas almas.

No dia de São Nicolau de Tolentino, “Padroeiro das Almas”, vale a pena recordar citações bíblicas, a voz dos santos e a proteção dessas benditas almas.

Redação (10/09/2020, 16:54 – Gaudium Press)No dia de hoje, 10/09, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Nicolau de Tolentino um santo que nasceu em Sant’Angelo, na Itália, no longínquo ano de em 1245, em plena Idade Média.

Seu nascimento foi fruto de um milagre de São Nicolau de Bari.

Enquanto crescia, Nicolau passava horas em oração, escutava com entusiasmo a Palavra de Deus, levava os pobres para sua casa para compartilhar com eles o que tinha e gostava de ler bons livros como estudante.

Entrou para a Ordem de Santo Agostinho tendo feito sua profissão religiosa antes de ter completado 18 anos e, em 1271, foi ordenado sacerdote no convento de Cingole.

Os últimos 30 anos de sua vida, aproximadamente, Nicolau viveu em Tolentino. Tinha uma vida não só piedosa, mas santa.

Tinha o dom dos milagres. Quando, pela graça de Deus, realizava algum, pedia aos presentes: “Não digam nada sobre isto. Deem graças a Deus, não a mim”.

Os fiéis, impressionados por ver as conversões que obtinha e sua profunda espiritualidade, pediam-lhe que intercedesse pelas almas do purgatório pedindo-lhes a conversão e favores para muitos.

Foi isso que o levou, muitos anos depois de sua morte, a ser nomeado “padroeiro das santas Almas”.

No dia de São Nicolau de Tolentino, “Padroeiro das Almas”, vale a pena recordar citações bíblicas, a voz dos santos e a proteção dessas benditas almas.

Relembrado ensinamentos e fatos sobre as almas do purgatório

Sendo hoje o dia do “padroeiro das Almas” seria de todo útil tratar também das dessas benditas almas, muitas vezes esquecidas.

O Catecismo da Igreja Católica destaca que o purgatório é uma “purificação final” necessária para chegar ao céu todos os que “morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna”.

Essa realidade é pouco conhecida e por vezes ou não é bem compreendida.

Destacamos, então, fatos que todo católico teria muito proveito em conhecer sobre a existência e a forma de ajudar concretamente as almas que estão no purgatório.

 A existência do Purgatório é mencionada na Bíblia

Em diversas passagens da Bíblia se encontram referências ao purgatório. Podemos encontrar concretamente nos Evangelhos de Mateus (12, 32); Lucas (12, 59) e na Primeira Carta aos Coríntios (3, 15).

No dia de São Nicolau de Tolentino, “Padroeiro das Almas”, vale a pena recordar citações bíblicas, a voz dos santos e a proteção dessas benditas almas.

Pode-se oferecer uma indulgência por uma alma no purgatório

Indulgentiarum Doctrina assinala em sua norma número 15 que um católico pode receber uma indulgência plenária por um defunto “em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, para os que legitimamente usam desses últimos”, seguindo as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa.

No dia 02 de novembro a Igreja comemora a Festa de Todos os fiéis defuntos e nesse dia pode-se obter uma indulgência plenária para a alma de um ente querido, família ou amigo.

As almas do purgatório podem ser intercessoras

Santa Catarina de Siena disse que as almas do purgatório, que foram libertadas das suas tristezas nunca se esquecerão dos seus benfeitores na terra e intercederão por eles diante de Deus. Além disso, quando essa pessoa chegar ao céu, elas a receberão.

Suas orações protegem seus amigos dos perigos e os ajudam a superar dificuldades.

Santa Catarina de Bolonha, disse em uma ocasião: “Recebi muitos e grandes favores dos Santos, mas muito maiores das Almas Santas (do purgatório)”.

São João Macias era outro santo que tinha muita devoção pelas almas ou almas do purgatório e com as suas orações, especialmente o Rosário, conseguiu libertar 1,4 milhões, segundo ele mesmo afirmava depois de uma revelação divina.

Como retribuição, conseguiu graças extraordinárias e abundantes destas pessoas que chegaram ao Céu graças às suas orações e no momento da morte deste santo peruano, conta-se que foi consolado pelas mesmas almas que ele ajudou a livrar do purgatório.

Os santos escrevem preces pelas almas do purgatório

São Nicolau de Tolentino é conhecido como o patrono das almas do purgatório porque durante sua vida recomendava a oração pelos falecidos no purgatório, obtendo muitas conversões. Vários outros santos escreveram orações pelas almas do purgatório conhecendo o bem que faziam tanto as almas destinatárias das orações como àqueles que recitavam estas orações.

 Alguns santos visitaram o purgatório

Santa Faustina Kowalska, a mensageira da Divina Misericórdia, é um exemplo deste grupo de pessoas que estiveram no purgatório ainda em vida e lá comprovaram o que se sabe sobre ele. Ela recebeu a graça de ver o purgatório, o céu e o inferno. Em seus escritos, a santa polonesa conta que uma noite seu anjo da guarda pediu-lhe para segui-lo e ela encontrou-se em um lugar cheio de fogo e almas que sofriam, entretanto, aquele não era o inferno.

Ela perguntou às almas o que as fazia sofrer mais, e elas responderam que era sentir-se distantes e abandonadas por Deus. Quando ela saiu, ouviu a voz do Senhor que lhe disse: “Minha Misericórdia não quer isso, mas minha Justiça pede por isso”.

A Virgem Maria consola as almas que estão no Purgatório

Em sua visão do purgatório Santa Faustina Kowalska também observou que a Virgem Maria visitava as almas que estavam lá e ouviu que estas a chamaram de “Estrela do Mar”.

Por outro lado, a Mãe de Deus teria revelado a Santa Brígida que “qualquer pena, mesmo que seja no Purgatório, se tornaria mais suave e mais fácil de suportar com sua intercessão”. (JSG)

 

(Com Informações ACI)

Últimas Notícias

A doutrina cristã pode evoluir em uma direção contrária no decorrer do tempo?

Análise das recentes declarações do Cardeal Fernández. Redação (26/04/2024 11:53, Gaudium Press) Diversos comentaristas destacaram...

Venezuela celebrará 125 anos de consagração ao Santíssimo Sacramento

Esta consagração ao Santíssimo Sacramento será renovada em todas as comunidades, capelas e paróquias...

Bruxaria nos altos escalões do governo

O Estado laico, “dogma” do secularismo dos tempos liberal-democráticos, pertence ao passado e está...

Santuário de Aparecida acolhe Encontro Nacional de Presbíteros

O objetivo da iniciativa é refletir sobre o ministério presbiteral na perspectiva da comunhão...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...