Para o Padre Wyman Vintson, diretor de vocações da Diocese, o aumento de seminaristas é um indício do crescimento da Igreja.
Washington – Estados Unidos (16/08/2023 10:09, Gaudium Press) O número de seminaristas nos Estados Unidos, seguindo a tendência mundial, vinha caindo nos últimos anos. Em 1970, por volta de 6.400 homens frequentavam os seminários no país. Atualmente, a Igreja Católica no país conta com apenas 2.759 seminaristas. Mas em algumas Dioceses este processo está se revertendo.
O segredo do crescimento vocacional
O ‘Saint Paul Seminary School of Divinity’, localizado na Diocese de Mineápolis, está tendo a promoção de seminaristas mais numerosa dos últimos cinco anos. Em entrevista à CNA, o Padre Joe Taphorn, reitor deste Seminário afirmou que eles já estão quase no limite de sua capacidade e que este ano provavelmente se chegará ao número de 100 seminaristas.
Sobre seu ‘segredo’, o reitor revelou que “se oferecermos uma boa formação, preparando bem os nossos homens e projetarmos uma visão positiva, isso atrairá os jovens. Segue havendo interesse e visitas vocacionais de jovens que querem aprender mais”.
Um indício do crescimento da Igreja
A ‘One Voice’, revista oficial da Diocese de Birmingham, anunciou em julho que, “pela primeira vez na história diocesana, haverá 19 homens em estudos e formação em três Seminários diferentes”. Para o Padre Wyman Vintson, diretor de vocações da Diocese, o aumento de seminaristas é “um indício do crescimento da Igreja”.
Já o Diácono Steve Kramer, diretor de homilética e professor associado de estudos pastorais no Seminário e Escola de Teologia do Sagrado Coração, em Milwaukee, afirmou que viu um aumento no número de inscrições nos últimos anos. “Creio que, durante a pandemia, muita gente teve tempo para pensar e o Espírito Santo falou com eles”
Cuidadosa seleção e formação de sacerdotes
Na opinião do Padre Carter Griffin, reitor do Seminário São João Paulo II de Washington, D.C., estes bons números em algumas Dioceses “são o efeito acumulativo de muitos anos de cuidadosa seleção e formação de sacerdotes. Temos que pensar a longo prazo. É necessário que haja sacerdotes sãos nas Paróquias”.
“Os promotores do sacerdócio de maior sucesso são os padres alegres e fiéis nas paróquias. Obter vocações de zero a 60 leva 20 anos, não dois. Trata-se de construir uma autêntica cultura vocacional”, ressaltou. O sacerdote também sugeriu que o declínio geral é provavelmente devido a uma série de fatores, incluindo “a desmoralização no sacerdócio”, bem como “a má formação doutrinária e perda de foco e força diante da agressiva secularização”. (EPC)
The post Seminários nos Estados Unidos registram aumento no número de vocações appeared first on Gaudium Press.