InícioNotícias da IgrejaSuma Teológica: raciocínios comparáveis a jogos de esgrima

Suma Teológica: raciocínios comparáveis a jogos de esgrima

Published on

       O Doutor Angélico escreveu 118 obras, entre as quais exegeses sobre a Sagrada Escritura, Tratados de ascética e mística – por exemplo, o da Saudação angélica –, a Suma contra os gentios.

Aparição a São Tomás de Aquino. Foto: Gustavo Kralj

Aparição a São Tomás de Aquino. Foto: Gustavo Kralj

Redação (28/01/2024 09:41, Gaudium Press) Dotado em sumo grau do dom de inteligência, escreveu obras da maior importância doutrinária, mas a sua obra-prima é a Suma Teológica, sobre a qual Pio XI afirmou ser ela “o Céu, visto da Terra”.[1]

Consta de três partes. A primeira trata de Deus em Si e Deus criador. A segunda – dividida em duas partes – versa sobre a bem-aventurança, as virtudes, os dons e graças extraordinárias. E a terceira, sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e os Sacramentos, mas somente até o da Penitência, pois ficou inacabada.

Dr. Plinio Corrêa de Oliveira escreveu:

“Superando não apenas a sabedoria humana dos filósofos pagãos, mas a própria sabedoria dos Doutores da Igreja que o antecederam, compôs ele entre outras obras a Suma Teológica, em que deixou registradas todas as suas vitórias sobre a heresia, a ignorância ou o pecado.

“Sua doutrina se conservou sempre tão pura, que a Santa Igreja a aponta como fonte indispensável de toda a vida intelectual verdadeiramente católica. Se houve um intelectual que nunca teve a menor mácula de heresia, esse intelectual foi São Tomás de Aquino.”[2]

Nas 614 questões e 3.137 artigos que compõem a Suma, nota-se a perfeição de seu raciocínio, o qual pode ser comparado a um jogo de esgrima. Todos aqueles passos de esgrima são altamente lógicos e práticos, mas têm um dinamismo próprio a cada passo e um pulchrum próprio a cada lance,

Quem lê as obras do Doutor Angélico pode perceber “toda a movimentação da vitalidade desse santo, naquela impassibilidade celeste, angélica, virginal dele”.[3]

E a Suma foi escrita para seus alunos da Universidade de Paris. Ficamos admirados pelo alto nível intelectual dos universitários daquela época, fruto da ação evangelizadora da Igreja.

“Tudo o que escrevi parece-me palha”

A memória de São Tomás era prodigiosa. As aproximadamente oitenta mil citações da Bíblia, das obras dos filósofos antigos e dos Padres da Igreja contidas em seus escritos provinham de livros que lera uma só vez…

 O Doutor Angélico ditava alternadamente a quatro ou cinco copistas. Pode-se afirmar que – exercendo os cargos de professor universitário, conselheiro de papas e de São Luís Rei da França, pregador popular –, ter ele escrito tantas excelentes obras, e também composto músicas sublimes, é milagre.

São Tomás recebeu visões e mensagens celestes ao longo de sua vida. Pouco tempo antes de deixar essa Terra, encontrando-se no mosteiro dominicano de Nápoles, Frei Reginaldo de Piperno, seu fiel secretário, notou que ele cessara de escrever e fazer ditados. Então lhe interrogou o motivo de tal atitude, e o Santo respondeu, pedindo reserva:

“Tudo o que escrevi até hoje parece-me unicamente palha, em comparação com aquilo que vi e me foi revelado.”[4]

Ele recusou categoricamente, ao longo de sua vida, toda espécie
de cargos e dignidades eclesiásticas, inclusive a púrpura cardinalícia, preferindo seu nobre título de frade mendicante.

Iluminou o mundo com esplendor

Desde a época de Santo Agostinho, século V, a Filosofia cristã se baseava em Platão. Aristóteles era pouco conhecido porque seus escritos chegaram ao Ocidente através de traduções árabes, com muitos erros e falsas interpretações.

O primeiro teólogo que empregou o conjunto da Filosofia
aristotélica para apoiar sua doutrina foi o franciscano inglês Alexandre de Hales, seguido de modo mais profundo por Santo Alberto Magno.

Contudo, quem marcou a posteridade com sua doutrina e se tornou o eixo central do pensamento cristão, num equilíbrio justo entre razão e fé, foi São Tomás de Aquino.

No Concílio de Trento (1545-1563), junto aos livros que sobre o altar presidiam as sessões – as Sagradas Escrituras e os decretos dos Sumos Pontífices –, encontrava-se a Suma Teológica.

Leão XIII em sua encíclica Æterni Patris[5]  o comparou ao Sol, pois “animou o mundo com o calor de suas virtudes e o iluminou com esplendor”.

Nesse documento, o papa apresenta as razões pelas quais o ensinamento tomista está em íntima consonância com o Magistério da Igreja, e deve ser adotado como guia oficial dos estudos filosóficos e teológicos. Por isso, São Tomás foi declarado padroeiro das escolas e universidades católicas.

João Paulo II, na encíclica Fides et ratio[6], conferiu-lhe o belo título de “Apóstolo da verdade”.

A doutrina teológica de São Tomás de Aquino se tornou “lei da Igreja” quando o novo Código de Direito Canônico[7] demonstrou categórica preferência pelos ensinamentos desse doutor na formação dos clérigos.

“Sou tomista convicto”

Os Arautos do Evangelho têm grande devoção a São Tomás de Aquino.  A Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, que comunga do mesmo carisma dos Arautos, possui dois Institutos de Ensino Superior, erigidos canonicamente pelo Dicastério para a Cultura e a Educação Católica:

– O Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista, que oferece o curso de Filosofia com duração de três anos, afiliado à Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma.

– O Instituto Teológico São Tomás de Aquino, que proporciona o curso de Teologia com duração de quatro anos, afiliado à Universidade Pontifícia Bolivariana, de Medellín, Colômbia.

A Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras, Estado de São Paulo, foi a primeira igreja dos Arautos do Evangelho, construída, sob a orientação de Monsenhor João Clá – Fundador dos Arautos –, em estilo gótico. No grande arco que envolve o presbitério, num lado há um quadro de Nossa Senhora do Bom Remédio, e no outro uma cópia do afresco pintado pelo Beato Fra Angélico, representando São Tomás de Aquino.

E Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, mestre de Monsenhor João Clá, afirmou: “Eu considero São Tomás como um Carlos Magno do pensamento. Ele foi carolingiamente pensador!”[8]

E iniciou seu Autorretrato filosófico com estas palavras: “Sou tomista convicto”.

Roguemos ao grande São Tomás de Aquino que “conceda à
Igreja almas magnânimas, fortes e estuantes de Fé como a sua, autênticos guerreiros de Deus e de Maria dispostos a tudo pela glória d’Eles”.[9]

Por Paulo Francisco Martos

Noções de História da Igreja


[1] Alocução no Angelicum. Roma. 12-12-1924.

[2] CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. O Legionário, São Paulo, 10-3-40.

[3] Idem. Harmonia entre a razão e o sentimento.  In Dr. Plinio. São Paulo. Ano XVI, n. 178 (janeiro 2013), p.26.

[4] AMEAL, João. São Tomás de Aquino. Iniciação ao estudo da sua figura e da sua obra. 3.ed. Porto: Tavares Martins, 1947, p.15.

[5] De 4 de agosto de 1879.

[6] De 14 de setembro de 1998.

[7] Cf. CIC, cânone 252 §3.

[8] CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Harmonia entre a razão e o sentimento.  In Dr. Plinio. São Paulo. Ano XVI, n. 178 (janeiro 2013), p.26.

[9] CLÁ DIAS, João Scognamiglio, EP. Arautos do Evangelho. São Paulo. Ano XXII, n. 263, p. (novembro 2023), p. 13.

The post Suma Teológica: raciocínios comparáveis a jogos de esgrima appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...