InícioNotícias da IgrejaRevoluçãoURGENTE:Ataque a catedral mata dois padres e 40 fiéis

URGENTE:Ataque a catedral mata dois padres e 40 fiéis

Published on

A Catedral de Alindao (Central Africano República) foi atacada por um grupo de rebeldes ex Seleka, que assassinaram dezenas de refugiados, a maioria cristãos, incluindo o vigário geral, Pe. Blaise Mada e outro padre cujo nome ainda não foi confirmado.
Alguns meios de comunicação indicam que este último seria o P. Célestin Ngoumbango, da paróquia de Mingala.

“As forças rebeldes ex Seleka atacaram os refugiados, quase todos cristãos, no recinto da Catedral da Diocese de Alindao. Notícias oficiais falam de 42 mortos, o não oficial de mais 100 “, advertiu a fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) no ataque ocorrido neste 15 de novembro.
O jornal francês La Croix cita fontes locais para relatar que 37 corpos foram encontrados na sexta-feira.
O grupo armado responsável pelo massacre seria a chamada Unidade pela Paz na África Central (UPC), liderada por Ali Darassa.
Em 15 de novembro, o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu chegar a um acordo para estender a missão de paz na República Centro-Africana, poucos dias depois que um funcionário indicou que o país está em risco de entrar em uma grande guerra.

Aplicativo Livraria Católica

De acordo com o jornal The Guardian, Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês de Refugiados, alertou que “os esforços da ONU não estão funcionando e o governo não está liderando o país em direção à boa governança”. “Nem os vizinhos da República Centro-Africana estão desempenhando um papel adequado para estabilizar o país”, acrescentou.
“A missão não está nem perto de cumprir sua função de proteger a população civil, uma vez que estes são rotineiramente assassinados e maltratados: a violência sexual vai além da imaginação”, acrescentou.

Segundo a imprensa local, nos últimos oito meses três outros padres foram mortos por grupos armados na República Centro-Africana: Desiré Angbabata, que morreu em março; Albert Toungomalet Baba, em maio; e Firmin Gbagoua, em junho.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...