InícioNotícias da IgrejaAudiência Geral do Papa: “Sem justiça não há paz”

Audiência Geral do Papa: “Sem justiça não há paz”

Published on

Diante de inúmeros fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre tratou sobre a Virtude da Justiça.

Audiencia Geral do Papa Sem justica nao ha paz 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (03/04/2024 16:43, Gaudium Press) Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 3 de abril, o Papa Francisco prosseguiu com o ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes, abordando a segunda virtude cardeal: a justiça, “a virtude do direito, que busca regular as relações entre as pessoas com equidade”.

Segundo o Santo Padre, esta virtude é representada pela balança, pois ela visa “igualar as contas entre os homens, principalmente quando correm o risco de serem distorcidos por algum desequilíbrio. O seu objetivo é que numa sociedade todos sejam tratados de acordo com a sua dignidade”.

Audiencia Geral do Papa Sem justica nao ha paz 2

Foto: Vatican Media.

Sem justiça não há paz

“Todos entendemos como a justiça é fundamental para a convivência pacífica na sociedade: um mundo sem leis que respeitem os direitos seria um mundo em que é impossível viver, seria semelhante a uma selva. Sem justiça não há paz. De fato, se a justiça não for respeitada, geram-se conflitos. Sem justiça, a lei do abuso dos fortes sobre os fracos é estabelecida. E isso não é justo”, destacou.

Francisco recordou que a virtude da justiça “não diz respeito apenas às salas dos tribunais, mas também à ética que distingue a nossa vida quotidiana. Estabelece relações sinceras com os outros: realiza o preceito do Evangelho, segundo o qual o discurso cristão deve ser: ‘Sim, sim’, ‘Não, não’; o que for além disto vem do Maligno”.

Audiencia Geral do Papa Sem justica nao ha paz 3

Foto: Vatican Media.

Precisamos ser homens e mulheres justos

O Pontífice ressaltou ainda que “a virtude da justiça deixa claro – e coloca no coração a exigência – de que não pode haver um verdadeiro bem para mim se não houver também o bem de todos. O homem justo zela pelo seu comportamento para que não prejudique os outros: se comete um erro, pede desculpas. Em algumas situações, ele até sacrifica um bem pessoal para disponibilizá-lo à comunidade”.

“Os justos não são moralistas que assumem o papel do censor, mas pessoas íntegras que ‘têm fome e sede de justiça’, sonhadores que guardam no coração o desejo de uma fraternidade universal. Todos nós temos muita necessidade desse sonho, principalmente hoje. Precisamos ser homens e mulheres justos, e isso nos fará felizes”, concluiu. (EPC)

The post Audiência Geral do Papa: “Sem justiça não há paz” appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...