As repercussões das palavras do Pontífice aos jovens russos reunidos em São Petersburgo em 25 de agosto continuam.
Redação (01/09/2023 08:40, Gaudium Press) Em sentido negativo, continuam as repercussões das palavras do Pontífice, em um vídeo, aos jovens russos reunidos em São Petersburgo, em 25 de agosto. Francisco lhes disse “nunca se esqueçam de sua herança. Vocês são herdeiros da grande Rússia: a grande Rússia dos santos, dos reis, a grande Rússia de Pedro, o Grande, de Catarina II, o grande império russo, da cultura, de tanta cultura, de grande humanidade. Vocês são os herdeiros da grande mãe Rússia. Sigam em frente. E obrigado, obrigado pela sua maneira de ser russa.”
Agora é o Ministério das Relações Exteriores da Lituânia que convidou o núncio no país para falar sobre o assunto. A Lituânia é um país de maioria católica.
“O Ministério das Relações Exteriores convidou o núncio apostólico para uma conversa no início de setembro, quando o arcebispo Petar Rajic retorna de suas férias”, disse a porta-voz do ministro, Paulina Levickytė, ao Baltic News Service.
O desejo de conversar com o núncio não foi descartado pelos esclarecimentos do porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, que já disse que os comentários “improvisados” do pontífice, no final da audiência com a Rússia, buscavam apenas a “encorajar os jovens a preservar e promover o que há de positivo no grande patrimônio cultural e espiritual da Rússia”.
Até a embaixada da Lituânia junto à Santa Sé publicou as declarações da nunciatura na Ucrânia, que havia afirmado que “o Papa Francisco nunca endossou noções imperialistas”.
Alguns analistas afirmam que a interpretação “imperialista” das declarações de Francisco não só prejudica a Ucrânia, a mais recente vítima do avanço russo, mas pode representar um desafio para todo o Ocidente. (SCM)
The post Ministério das Relações Exteriores da Lituânia e as palavras de Francisco sobre ‘Mãe Rússia’ appeared first on Gaudium Press.