InícioNotícias da IgrejaNossa Senhora da Caridade do Cobre: Padroeira dos protestos em Cuba?

Nossa Senhora da Caridade do Cobre: Padroeira dos protestos em Cuba?

Published on

Imagens da padroeira de Cuba se misturaram com os gritos dos manifestantes de “Liberdade!” e “Pátria e Vida!”

Redação (15/07/2021 11:06, Gaudium Press) Apesar do bloqueio de informações sobre o que ocorre em Cuba – principalmente o controle da mídia nacional pelo governo e a suspensão dos serviços de internet –, os olhos de todo o mundo permanecem atentos aos acontecimentos da ilha por causa do singularíssimo caráter das manifestações ocorridas nesses últimos dias contra o regime: manifestações generalizadas e surpreendentes, com repercussões no mundo inteiro e também brutalmente reprimidas pelo governo comunista.

No entanto, entre os muitos dados que continuam a chegar da ilha-prisão, há um que atrai a atenção e dá esperança a muitos católicos: apesar da perseguição aberta ou velada contra a religião, parece que os manifestantes anti-regime têm uma padroeira muito forte, a Virgem da Caridade, que em Cuba é adicionado o “sobrenome” do Cobre, Nossa Senhora da Caridade do Cobre.

Esperança não só porque do Santuário de Miami, que leva esse nome, enviaram mensagens de ânimo ao povo cubano e de indignação pelos abusos que esse povo tem sofrido nos últimos dias; ou porque o Pe. Cástor Álvarez, da Arquidiocese de Camagüey – preso no domingo e posteriormente libertado após esforços de seu bispo – abençoou os manifestantes com uma imagem de Nossa Senhora da Caridade; mas também porque o povo de Cuba ainda tem fé em Nossa Senhora e confia em sua ajuda nessas circunstâncias muito difíceis.

Imagens de Nossa Senhora se misturaram com os repetidos gritos de “Liberdade!” e “Pátria e Vida!”, uma referência ao lema oficial do regime socialista, “Pátria ou Morte”.

Uma situação crítica

Se os cubanos saíram em marcha apesar do onipresente aparato repressivo na ilha, é porque a situação é crítica: no último ano, a já paupérrima economia cubana contraiu 11% e os contágios causados pela pandemia dispararam. Cuba se recusou a receber ajuda humanitária, inclusive negando receber doações de vacinas de organizações internacionais. E nesta situação crítica, quando não parece haver mais nenhuma razão humana de esperança, os cubanos recorrem a Nossa Senhora.

Contudo, o pedido não é apenas para que a situação econômica melhore, mas para uma mudança política de regime que inclua a liberdade de religião: “Não há liberdade de expressão, não há liberdade de religião, não há liberdade de nada”, o povo “já está farto, e quando se está farto, você perde o medo”, afirmou Ramón Dominguez, presidente dos municípios de Cuba no exílio.

Até agora, relatos informais dizem que 171 pessoas foram presas por causa das manifestações. A prisão do correspondente do jornal espanhol ABC e de uma famosa influencer no momento em que ela prestava depoimentos a um meio de comunicação também espanhol, foi muito visível. Entretanto, apesar das manifestações de força avassaladora do governo, há rumores de que nem tudo é compacto lá: afirma-se que o vice-primeiro-ministro renunciou e que alguns membros da família Castro deixaram o país.

Comunicado dos bispos

Em 12 de julho passado, os bispos de Cuba emitiram um comunicado, declarando que não podiam “fechar os olhos ou virar o rosto, como se nada estivesse acontecendo diante dos eventos que nosso povo tem vivido”. Eles entendem “que o governo tem responsabilidades e tem tentado tomar medidas para aliviar as dificuldades acima mencionadas” que afligem Cuba, mas entendem também “que o povo tem o direito de expressar suas necessidades, desejos e esperanças e, por sua vez, expressar publicamente como algumas medidas que foram tomadas estão afetando seriamente as pessoas”.

O comunicado recebeu todos os tipos de comentários – elogiosos por ter sido emitido em um ambiente repressivo e particularmente tenso – e também críticas, como a do dissidente cubano Carlos Payá, dizendo que não foi o suficiente para condenar os apelos e as medidas do governo em relação à violência, que não enfatizou suficientemente os apelos dos manifestantes pela liberdade e mudança política, e que, assim, suscitou uma falsa equivalência entre as duas partes.

“A Igreja tem que ser um farol para onde as pessoas possam olhar”, declarou Payá, sublinhando o papel que a Igreja Católica desempenhou para pôr fim ao comunismo na Polônia na década de 1980. Ele reconhece que semelhantes manifestações em massa na Venezuela, em 2019, não provocaram mudanças duradouras, e teme que algo semelhante possa acontecer em Cuba se a Igreja não estiver disposta a “dar um passo à frente”.

Parece que, após a repressão e a pouca pressão internacional ao regime comunista para permitir liberdades, esta seria mais uma tentativa fracassada dos cubanos de se libertarem de um jugo de mais de seis décadas. Mas o que aconteceu já foi uma vitória uma vez que enfraqueceu a esquerda mundial simpatizante do castrismo e fez o mundo inteiro voltar seus olhos para a terrível realidade cubana.

E se os cubanos realmente confiam seu destino à Rainha do Céu e da Terra, Ela não deixará de atender seu clamor, de uma forma ou de outra.

Com informações National Catholic Register

The post Nossa Senhora da Caridade do Cobre: Padroeira dos protestos em Cuba? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Marcelo – papa

Marcelo vem apresentado em atitude esquisita para um papa: num estábulo cuidando de cavalos...

Procissão dos Reis Magos reúne quase dois milhões no México

As tradicionais celebrações, com mais de 400 anos de história, se repetem anualmente na...

Santuário de Aparecida pronto para a 17ª Romaria do Terço dos Homens

A Romaria deste ano seguirá o tema “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança”...

Tailândia: 8 mártires a caminho da canonização

Uma comissão nomeada pela Conferência Episcopal da Tailândia preparou relicários com as relíquias dos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...