A Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma formará com o Instituto Oriental Pontifício e Instituto Bíblico Pontifício uma única pessoa jurídica
Redação (19/03/2024 11:40, Gaudium Press) Através de um decreto emitido pelo Pe. Arturo Sosa S.J., Superior Geral da Companhia de Jesus e Vice-Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Gregoriana, foi determinada a fusão definitiva de três universidades Pontifícias de Roma: a Pontifícia Universidade Gregoriana, o Instituto Bíblico Pontifício e o Instituto Oriental Pontifício.
O Pe. Mark Lewis S.J., Reitor da Universidade Gregoriana, recebeu a notificação no último dia 15 de março. O decreto formaliza a incorporação permanente do Instituto Bíblico Pontifício e do Instituto Oriental Pontifício, que passam a fazer parte da mesma pessoa jurídica da Universidade Gregoriana. Os Estatutos Gerais da nova configuração jurídica estarão prontos no dia 19 de maio de 2024, Solenidade de Pentecostes, informou a universidade.
As três instituições já compartilhavam um vínculo desde 17 de dezembro de 2019, com a assinatura do quirógrafo do Papa Francisco ordenando que o Instituto Bíblico Pontifício e o Instituto Oriental Pontifício fossem integrados à Universidade Gregoriana, mantendo seus nomes e missões originais. A determinação do Papa fez com que os institutos fossem associados como unidades acadêmicas da Universidade Gregoriana. O intuito do quirógrafo de Francisco era que os dois institutos pudessem realizar melhor suas missões unidos à instituição da Companhia de Jesus.
Três Institutos Pontifícios de Roma
A Pontifícia Universidade Gregoriana é a mais antiga e maior universidade Pontifícia de Roma e sua fundação remonta ao Colégio Romano fundado por Santo Inácio de Loyola, em 1551. Atualmente, a universidade oferece formação acadêmica em Teologia, Filosofia, Direito Canônico, além de outros estudos como ecumenismo, diálogo inter-religioso, espiritualidade, psicologia e comunicações, por exemplo.
O Instituto Bíblico Pontifício foi fundado em 1909 e é um centro de referência de estudos avançados sobre as Sagradas Escrituras. O Instituto Oriental Pontifício foi fundado em 1917 e sua missão principal é estudar a teologia, a liturgia, bem como as tradições e o código de direito canônico das Igrejas do Oriente.
Nova administração da Pontifícia Universidade Gregoriana após a fusão
A Pontifícia Universidade Gregoriana terá um único reitor, que contará com a colaboração de um conselho administrativo composto pelos presidentes do Pontifício Instituto Bíblico, do Pontifício Instituto Oriental e do Collegium Maximum (Entidade que reúne as faculdades e institutos erigidos na Universidade Gregoriana). O diretor administrativo da universidade e um sexto membro designado pelo vice-chanceler também farão parte do Conselho.
A partir do dia 19 de maio, inicia-se o mandato de três anos da nova configuração administrativa da universidade: o padre Giuseppe Di Luccio S.J. como presidente do Collegium Maximum; o padre Peter Dubovský S.J. como presidente do Pontifício Instituto Bíblico, o padre Sunny Thomas Kokkaravalayil S.J. como presidente do Pontifício Instituto Oriental, o padre David E. Nazar S.J. como diretor administrativo da Universidade e o Sr. Luigi Allena como o sexto membro do Conselho e o padre Mark Lewis S.J. como o reitor da Pontifícia universidade. (FM)
The post Pontifícia Universidade Gregoriana terá nova configuração administrativa appeared first on Gaudium Press.