A piedosa tradição de considerar as almas do purgatório incentivou a construção de igrejas dedicadas a elas em todo o planeta. Entre esses templos encontra-se a igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatório ad Arco, em Nápoles, especialmente dedicada aos fiéis que morreram sem identificação
Redação (02/11/2023 12:45, Gaudium Press) O antigo centro da cidade de Nápoles, na Itália, abriga uma igreja particular dedicada especialmente às Almas do Purgatório. Trata-se da igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatório ad Arco, apelidada pelos napolitanos de “chiesa de e cape ‘e morte” (igreja a cabeça dos mortos, em dialeto local).
De estilo barroco e tendo algumas esculturas representando crânios e ossos na fachada, a igreja pertencia à congregação laica Opera Pia Purgatorio ad Arco e começou a ser construída em 1616, mas só foi consagrada em 1638. A igreja apareceu em uma página muito triste da história da cidade italiana. De fato, naquele século Nápoles enfrentou vários desastres naturais e teve que lidar com a fome e epidemias quase subsequentes.
Em 1631, a erupção do Vesúvio causou um grande número de mortes, além de vários terremotos, um período de carestia e em 1656 foi a vez da Peste de Nápoles matar quase metade da população citadina.
Tendo que lidar com um tão grande número de mortos, os cemitérios e as igrejas da época não tinham espaço para tantos sepultamentos. Foi então que um grupo de pessoas da nobreza local fundou uma sociedade chamada “Congrega di Purgatorio ad Arco” (Congregação do Purgatório do Arco).
Uma igreja para abrigar a sepultura de católicos indigentes
O intuito de tal associação era sepultar os familiares de muitos católicos pobres, que não dispunham de condições econômicas para o sepultamento de seus entes queridos. Outro objetivo da Congregação era dar uma sepultura digna a tantos outros católicos que morreram na indigência devido às circunstâncias desastrosas pelas quais passou Nápoles na época.
Com estas finalidades de caridade, os nobres napolitanos finalizaram a construção da igreja de Santa Maria delle Anime del Purgatório, que podia abrigar os corpos das vítimas dos desastres que abateram a cidade naqueles anos. Ali, os vivos podiam ir rezar em sufrágio das almas que morreram na pobreza ou na indigência.
A igreja tem dois níveis: a igreja superior onde são celebradas Missas, especialmente no Dia de Finados (2 de novembro), a igreja inferior acessível unicamente com guia e que abriga documentos e cartas, sobretudo do século XVII. A igreja conta ainda com um museu dedicado à devoção das Almas do Purgatório que contém obras artísticas e objetos de prata. (FM)
The post Igreja de Nápoles dedicada às almas do purgatório foi construída para abrigar fiéis que morreram como indigentes appeared first on Gaudium Press.